Projeto Educação - Design DELLI research Haus

Têm decorrido a um ritmo frenético as sessões de capacitação relativas ao projeto A educação pela inovação - Modelo Design Metasystem - desenvolvido pela àrea de Investigação em Design DELLI research Haus, que está a ser implementado em 20 agrupamentos de Escolas secundárias do Ribatejo. 

Na última semana de Maio, os Professores investigadores Américo Mateus, Elsa Estrela (coordenadores do CIEC) e Sofia Martins em conjunto com os investigadores Juniores (mestrandos) Lucas Pena, Luíana Cardoso e Rita Costa passaram pelas escolas da Chamusca, Cartaxo, Azambuja e Santarém para a realização de dinâmicas grupais relativas à primeira e segunda fase do Processo de Design que está a ser implementado - Contextualização e Compreensão. 

Estes workshops são realizados numa filosofia de Participação e Co-criação estando presentes representantes de todo o ecossistema da educação de cada escola: Professores, Alunos, Auxiliares, Pais, Governantes, e cidadãos em geral. 

O grande objetivo desta primeira fase de capacitação à a compreensão do "Propósito" de cada escola, o diagnostico das suas especificidades. Este Olhar sobre o "macro e o micro" são as lentes da futura fase de ideação sobre a construção da escola do futuro que será o foco de cada uma dos 20 agrupamentos participantes do Projeto da Comunidade das Lezirias do Tejo.

Esta formação recorre a modelos e práticas pedagógicas ativas como o aprender fazendo para ajudar os professores a experienciar o processo e as suas ferramentas como "participantes" para depois serem capazes de o usar no seu contexto de sala de aula.

O entusiasmo é grande e a onda de preparação para a MUDANÇA na educação começa a ganhar forma! 

A área de Investigação em Design da ECATI / DCAM acredita que este é o GRANDE propósito da investigação em ação, ser capaz de transformar mentalidades e formar novas atitudes para a Inovação e para e Mudança através do DESIGN! Mais, tem um enorme orgulho que este projeto de 100 mil euros seja financiado pelas 10 câmaras municipais associadas ao projeto através do recurso a financiamento europeu e que o mesmo seja realizado com parcerias com Empresas privadas do Sector da Educação como a Big Spot, Areal Editores e a Bridge.

Fundamental tem sido o entendimento, o somar de conhecimentos agregados com o centro de investigação em Educação CeID, através da Professora Doutora Elsa Estrela que se materializa no centro de transferência de conhecimento em inovação para a Educação e Cidadania CIEC.

Américo Mateus - Head of Design Research / DRH - DELLI Research Haus 

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.