Projeto EU2020 - URBINAT

Realizou-se na passada sexta feira dia 31 de Maio a primeira sessão dos workshops participativos com escolas básicas do Porto relativas ao Projeto Europeu Urbinat, onde o Professor Doutor Américo Mateus coordenador da àrea de investigação em Design da ECATI / DCAM é membro investigador assim como a nossa Docente Delli Sofia Martins. 

Os professores Américo Mateus e Sofia Martins são responsáveis do desenvolvimento do Modelo / Processo e das tarefas de Design Participatório deste projeto de 5 anos liderado pelo CES da Universidade de Coimbra.

Os workshops com as crianças têm como objetivo "ganhar" a consciência e o goodwill das crianças no processo de mentalização das comunidades dos bairros problemáticos, onde o projeto atua, para a necessidade de envolvimento dos cidadãos nestes processos de mudança de raiz participativa e onde serão eles a dar voz e corpo aos "corredores saudáveis" que o projeto vai criar em cada bairro e em cada uma das sete cidades europeias que fazem parte do URBINAT.

Como forma de trazer projetos da vida real para o contexto da sala de aula, os alunos da licenciatura em Design de comunicação do DELLI, na unidade de curricular de projeto 2 ano leccionada pelas docentes Américo Mateus e Sofia Martins, estão a desenvolver NATURE BASED SOLUTIONS com foco no design sustentável. As melhores soluções serão incluídas no catálogo de Nature Based Solutions que poderão ser implementadas em cada uma das cidades do projeto URBINAT. Nesse âmbito o investigador coordenador do Projeto Arquitecto Gonçalo Canto Moniz (CES U-COIMBRA) e o Investigador do parceiro da Universidade do Porto (CIBIO) Arquitecto Paisagista José Lameiras estiveram no DELLI durante uma das aulas de projeto a partilhar a sua experiência e a ajudar a desenvolver bons caminhos de projeto para os nossos alunos.

A área de investigação em DESIGN da ECATI/DCAM acredita que a investigação aplicada faz mais sentido quanto traduzida para o contexto de sala de aula e dessa forma trazer conhecimento real e no estado-da-arte para os nossos discentes.

Americo Mateus - HEAD OF DESIGN RESEACH - DRH delli research haus

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.