Filme de Docente do DocNomads "O CAMPO" estreia nos cinemas a 26 de Setembro

"CAMPO" DE TIAGO HESPANHA ESTREIA DIA 26 DE SETEMBRO NO CINEMA

A longa-metragem "CAMPO", realizada por Tiago Hespanha e produzida pela Terratreme, estreia nas salas de cinema no dia 26 de setembro.

Filmado em Alcochete, na maior base militar na Europa, este filme parte da experiência deste lugar para reflectir sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e misteriosas, aqui presas num ciclo de repetição permanente. "Aproximei-me dos homens e dos animais que aqui habitam e encontrei excitação, obsessão, curiosidade mas também rotina e aborrecimento. Mas o que vivi apontava sempre para a transcendência do mundo e da vida, maiores que este lugar", afirma Tiago Hespanha, realizador de CAMPO e sócio fundador do coletivo Terratreme. Hespanha assinou a realização de filmes como  Revolução Industrial (corealização Frederico Lobo, 2014), Visita Guiada (2009) ou O Presente que Veio de Longe (2008).

Campo tem sido exibido em festivais de todo o mundo (Cinéma du Réel, Hotdocs, Hong Kong International Film Festival), tendo recebido o Prémio First Look no Festival de Locarno em 2018 para apoio à pós-produção e o Prémio Melhor Realizador para Longa Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2019.

Além desta estreia comercial em Portugal, está também assegurada a distribuição comercial de Campo na Alemanha e Brasil ainda em 2019 e em Espanha em 2020.

Depois de Campo, a produtora Terratreme vai ainda estrear nas salas portuguesas Tempo Comum de Susana Nobre e Alva de Ico Costa, em outubro e novembro, respetivamente.

Campo tem o apoio financeiro da RTP e do ICA.

Mais informações, ou marcações de entrevistas, por favor contactar: press.terratreme@gmail.com

CAMPO, 2019, documentário, 100’

SINOPSE

A palavra ‘campo’ vem do latim capere (capturar). Na Antiguidade, nos arredores de Roma ficava o ‘Campo de Marte’, o terreno onde se treinavam os soldados. Hoje, nos arredores de Lisboa, fica a maior base militar da Europa. Neste campo, encontrei militares a treinarem missões fictícias, enquanto astrónomos observam estrelas e um rapaz toca piano para veados selvagens que espreitam os homens à noite. Aqui vi a vida manifestar-se nas suas dimensões mais extremas e, aparentemente, contraditórias. CAMPO parte da experiência deste lugar para reflectir sobre a natureza das coisas, físicas e humanas, transcendentes e misteriosas, aqui presas num ciclo de repetição permanente

NOTA DE INTENÇÕES

Parti da exploração de um lugar extremo, onde a guerra é simulada mas a destruição é real. Aproximei-me dos homens e dos animais que aqui habitam e encontrei excitação, obsessão, curiosidade mas também rotina e aborrecimento. Mas o que vivi apontava sempre para a transcendência do mundo e da vida, maiores que este lugar. No filme tentei agarrar a matéria e a energia que nos definem, pensei no génio e na decepção, no que nos torna únicos e insignificantes ao mesmo tempo. CAMPO é um filme em que aponto para o efémero, o grandioso e o absurdo que definem a nossa vida neste planeta.

TIAGO HESPANHA

Realizador e produtor. Licenciou-se em arquitetura Coimbra. Fez o Curso de Realização de Documentários dos Ateliers Varan e o ‘Master en Documental de Creación’ em Barcelona. É sócio fundador da produtora TERRATREME FILMES, é professor de realização no mestrado internacional em documentário DOCNOMADS e é membro dos ATELIERS VARAN. 

FILMOGRAFIA

Campo (2019, Doc. 100’ – Prémio ‘First Look’ no Festival de Locarno), Revolução Industrial (co-realizado com Frederico Lobo, 2014, Doc. 72’), Visita Guiada (2009, Doc. 54’ - Prémio do Público no Festival Internacional de Cinema Indielisboa), O Presente que Veio de Longe (2008, Doc. 5’ – Integra a Colecção “Tão Perto, Tão Longe” editada em dvd pela Fundação Calouste Gulbenkian),Despolido I e Despolido II (2007, Exp. 1’+1’ – Prémio do Festival de Microfilmes de Lisboa), Quinta da Curraleira (2006, Doc. 22’ – Prémio Primeiro Olhar, Encontros de Cinema e Video de Viana do Castelo).

Coordenação Pedagógica

Projetos de Cooperação

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

Projetos de Cooperação

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Copyright © 2019 Cinema e Artes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. All Rights Reserved.