Docentes de Design foram à Filândia

A dimensão do ensino superior na Finlândia é assoberbante pela qualidade do ensino, dos equipamentos e infraestruturas, pela capacidade de inovação e de afirmação na liderança de processos de ensino centrados nos alunos. A participação na Metropolia Media International Week (27 a 30 de Novembro de 2018) - Metropolia University_Helsinki, foi uma experiência gratificante, não só pela oportunidade de partilhar entre pares internacionais diferentes contextos e práticas do design, como a oportunidade de demonstrar que a investigação que desenvolvemos em Portugal responde ao state of art e provoca reações de “surpresa” e positividade, manifestadas pelos alunos e colegas, e consolidadas pelo interesse em construir redes de investigação conjuntas centradas nas nossas propostas de valor.

Alternative Futures in Design – temática abordada pelos nossos docentes, que numa primeira parte percorreu o trabalho desenvolvido nos últimos anos sobre processos de design até ao Metasystem, da responsabilidade e direção do Professor Doutor Américo Mateus (Head of DELLI Research- Lisboa HEI-Lab), centro de investigação onde também estão integrados os docentes da Licenciatura em Design de Comunicação do ISMAT (Portimão). Na segunda parte e em consequência, apresentou-se INVERSE FUTURES - critical and speculative design process, em desenvolvimento pela Professora Doutora Susana Leonor (Diretora da Licenciatura em Design de Comunicação no ISMAT- Portimão), e que culmina com um desafio lançado aos alunos, sistematizado por uma abordagem de design thinking através de um processo: design for envisioning futures in a “space” between critical (social message) and speculative (desirable/ideal future) focusing on Today’s actions to get all of us “there” (building that future vision).

Os resultados foram estimulantes, através dos insights que resultaram do processo, os alunos apresentaram manifestos/ativações que efetivamente constroem uma transformação social para um futuro melhor, centrado na consciencialização e numa atitude de mudança de comportamento ao longo do tempo. Justificando as ações de hoje com objetivos concretos para um futuro visionário.

COFAC 001COFAC 006COFAC 008COFAC 010 1COFAC 011COFAC 014

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.