I Congresso do Ensino de Cinema em Portugal

fecaP5 FECA eFlyer

Irá decorrer no dia 15 de Novembro o I Congresso do Ensino de Cinema em Portugal na Universidade Lusófona. Este será o primeiro encontro anual de todas as escolas FECA.

Programa:

15 de Novembro

Manhã

11h – Acolhimento e boas vindas

11:30 - Conferência de abertura – Maria Dora Mourão (Universidade de São Paulo)

“O associativismo como forma de dinamização do ensino e investigação em cinema: fazendo

pontes entre o Brasil e Portugal”

Debate

Tarde

14:30-16:30 - 1. Mesas Redondas de debate e reflexão no formato World Cafe.

A - Práticas Pedagógicas Inovadoras

A criação, partilha e aquisição de conhecimento não podem ignorar o contexto tecnológico e as dinâmicas culturais atuais, em particular no âmbito artístico e, ainda mais especificamente, na área do cinema. O objetivo desta mesa é refletir e discutir de que modo os meios disponíveis e o contexto sociocultural presentes permitem potenciar, de modo renovado, a articulação entre teoria e prática, arte e ciência, pedagogia e criação, tendo em conta a tradição em que se inserem e os desafios que se colocam.

B - Desafios de Produção em Contexto Académico

A produção cinematográfica ocorre em circunstâncias específicas, marcadas por limitações reconhecíveis, mas também por possibilidades únicas. A liberdade criativa e o apelo à experimentação – valores inquestionáveis – não encontram sempre os recursos necessários para a sua plena concretização, seja em termos técnicos, financeiros ou humanos. Como ultrapassar tais constrangimentos? Através de financiamento institucional, de parcerias, de mecenato, de crowdfunding ou de outros modelos de cooperação?

C - Avaliação e Acreditação de Cursos de Cinema

A especificidade do ensino de cinema deve ser um fator nos procedimentos e modelos de avaliação do mesmo. A equidade de critérios deve andar a par da cultura de cada instituição. Por outro lado, os constrangimentos de diversa natureza (em termos de corpo docente ou de financiamento, por exemplo) são um elemento que devem merecer uma intervenção estratégica cooperante, num esforço comum de dinamização e promoção de uma cultura de exigência, mas também de flexibilidade. Que princípios e procedimentos devem ser adotados?

D - Novas Áreas de Intervenção das Escolas

Numa sociedade em que a ideia de rede se afigura incontornável, as escolas de cinema não podem deixar de estar abertas à comunidade e aos fenómenos culturais que as rodeiam. A ligação às mais diversas entidades e associações do setor, aos demais graus de ensino, aos agentes artísticos e cívicos, ao mercado profissional e ao entorno mediático constitui uma oportunidade de reflexão e de fortalecimento do seu papel na sociedade. Em que medida? Com que estratégias?

Mais informações em http://www.feca.pt/i-congresso-ensino-cinema-portugal/.

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.