Certificação AVID

As certificações da AVID visam favorecer a aquisição de conhecimentos avançados junto de profissionais, académicos e estudantes que sentem a necessidade de acrescentar valor às suas credenciais ao mesmo tempo que incrementam as suas competências técnicas e artísticas no seio de uma indústria altamente competitiva. 

Reconhecida mundialmente pelos mais importantes estúdios e produtoras dos media, as certificações da AVID permitem a validação efetiva de competências adquiridas junto de empresas especializadas na produção de conteúdos musicais, audiovisuais e multimédia. 

As formações são regidas por instrutores aprovados pela AVID. As metodologias de ensino-aprendizagem, programas de conteúdos, materiais didáticos e processos de avaliação são cuidadosamente planificados de modo a assegurar os melhores resultados pedagógicos no que respeita à aquisição de competências avançadas em linha com as exigências e necessidades reais do mercado empresarial.

Benefícios das Certificações

A AVID oferece um conjunto alargado de benefícios para profissionais certificados e empresas:

  • Reconhecimento internacional de competências especializadas comprovadas através de um certificado/ diploma;
  • Valorização de currículo profissional e consequente valorização técnicas e artística dos recursos humanos das empresas;
  • Acesso directo à plataforma online “Find  a Certified Professional” permitindo integrar uma vasta comunidade de profissionais associados à AVID;
  • Utilização das insígnias da AVID (logotipo) para fins autopromocionais (websites, cartões de apresentação, marketing de empresas e instituições);
  • Acesso directo ao suporte técnico ACSR da AVID através da sua plataforma de comunicação “peer to peer”;
  • Permite a empresas encontrarem os profissionais certificados adequados ao perfil pretendido;
  • Garantia de competências adquiridas e consequente eficiência técnica e artística na produção de conteúdos;
  • Valorização dos quadros profissionais;

Certificações AVID PRO TOOLS 

A aplicação AVID Pro tools é, indubitavelmente, reconhecida mundialmente como o software “standard” da indústria musical e audiovisual. Sempre associado às mais representativas produções da história da música e do cinema, o Pro tools prova ser a plataforma preferida junto dos mais importantes profissionais do som e imagem. 

A AVID oferece vários programas de formação de acordo com os objectivos específicos e nível de competências de cada formando: USER, USER Game Audio, OPERATOR/ PROFESSIONAL (Music e Post-Production), EXPERT, VENUE OPERATOR, ACSR, SIBELIUS.

Certificação AVID na Universidade Lusófona

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, através do seu Departamento de Cinema e Artes dos Media, oferece formações intensivas de nível USER (level 101, 110) e USER Game Audio (level 130).

Programa e Conteúdos

Pro tools Fundamentos I (USER level 101)

Introdução aos conceitos e princípios fundamentais da aplicação de modo a consolidarem um projecto desde da configuração do sistema até à exportação final. Os formandos aprenderão a criar sessões que incluem faixas múltiplas (áudio), sequenciação MIDI e instrumentos virtuais. Exercícios de aplicação permitirão experienciar gestão de sessões, edição, gravação, importação, organização e tratamento de ficheiros, processamento DSP e técnicas básicas de mistura.

Objectivos e competências a adquirir: 

  • Criação de sessões Pro tools e configuração de parâmetros de sistemas de hardware;
  • Desenvolvimento de competências no que respeita à navegação de variadas funcionalidades da aplicação e edição de projectos em formato multipista;
  • Incorporação de técnicas de gravação e mistura em contexto áudio e MIDI;
  • Análise e interpretação da estrutura de sessões;
  • Reconhecimento de aspectos específicos da interface gráfica e ferramentas de edição;

Pro tools Fundamentos II (USER level 110)

Este curso expande os conceitos leccionados no nível 101. Aprovação no nível 101 é pré-requisito para a frequência do 110. Os formandos incrementarão as suas competências ao nível da gravação, edição e técnicas de mistura. Exercícios de aplicação compreendem a importação de sessões com vídeo, exploração de técnicas de processamento de efeitos, gravação em “loop”, técnicas de MIDi “merging”, instrumentos virtuais, gestão de conteúdos via “workspace”, processamento “elastic audio” com função “warp”, propriedades MIDi em tempo real, “clip loops”, processamento DSP (vários), técnicas de automação, “sub-mixes” e “track groups”.

Objectivos e competências a adquirir: 

  • Gestão de grandes sessões de pistas áudio com entradas, saídas e buses simultâneos;
  • Configuração de sistemas de hardware e drivers via Setup i/O;
  • Integração de instrumentos virtuais e plugins específicos para contextos de arranjos musicais;
  • Técnicas de gravação avançadas;
  • Processadores “Elastic Audio” e sua aplicabilidade em contextos áudio/ MIDI;
  • Edição e gestão  de clips áudio/ MIDI;
  • Técnicas de mistura com técnicas de automação em contexto de pós-produção áudio;

Pro tools Game Audio (USER 130)

Este curso destina-se a músicos, editores de som, produtores multimédia e/ou qualquer profissional envolvido na criação de conteúdos para vídeo jogos. Valoriza-se a compreensão dos processos de criação sonora através de processamento de efeitos na implementação de ambientes, diálogos e banda música interactiva. A articulação do Pro tools com a plataforma UNITY é igualmente explorada no decurso da formação. Aprovação no nível 101 é pré-requisito para a frequência do 130.

Processo de Avaliação

No final de cada curso, os formandos serão sujeitos a um exame de avaliação através da plataforma online da AVID. Os formando que obtiverem aprovação receberão um certificado/ diploma da AVID.

Mais informações