Licenciaturas

Animação Digital

Direção
Professor Doutor Paulo Viveiros
Subdireção
Professor Doutor Filipe Costa Luz
Coordenação Pedagógica
Verónica Almeida

No curso de Animação Digital privilegiamos o 3D mas não esquecemos a grande variedade de técnicas que a animação possui, nem a consistência que elas adquirem quando estão ao serviço de uma boa história. Os alunos de Animação Digital são encorajados a explorar técnicas ou combinações de técnicas para encontrar um novo olhar ou uma nova abordagem sobre um tema ou uma história. O curso de Animação Digital foi desenhado a partir das etapas de construção de um filme, em que cada uma delas oferece uma competência e um domínio de especialização.

Mais informação aqui

Artes Performativas

Direção
Professor Doutor Francisco Luís Parreira
Subdireção
Mestre Carlos Pimenta
Coordenação Pedagógica
Verónica Almeida

O curso de Artes Performativas e Tecnologias alarga e aprofunda o modelo tradicional de formação de atores, dotando os seus alunos de competências transversais em domínios de expressão como o movimento, a interpretação cénica e audiovisual, a performance digital, a produção de som, etc., cuja integração crescente é uma exigência do novo estatuto do autor/intérprete no panorama artístico contemporâneo. É também uma exigência que assiste a esse estatuto, e que encontra correspondência no percurso curricular, a compreensão e a capacidade de agir nos sistemas atuais de produção, mediação e receção das artes. Sob o ponto de vista da formação teórica, o caráter único do curso reside na íntima ligação que estabelece entre o ensino das artes e o ensino das tecnologias da informação e da comunicação, no entendimento de que estas induzem novos conceitos, meios e abordagens com influência irreversível na criação artística. Neste sentido, é promovido e encorajado o trabalho continuado dos alunos com os meios tecnológicos ao dispor na Universidade Lusófona.

Mais informação aqui

Artes Visuais

Direção
Professora Doutora Margarida Prieto
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

O curso de licenciatura em Artes Visuais é um dos projetos da Universidade Lusófonade Lisboa no domínio da cultura e da arte contemporânea e tem, como especialização, a Pintura e o Desenho. Toda a equipa docente está diretamente relacionada à cultura e à arte. Os professores de Artes Plásticas e Desenho têm uma atividade artística significativa e são investigadores na área das Belas-Artes.

O curso de licenciatura em Artes Plásticas, inserido na ECATI - Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da ULHT - garante que, no âmbito de um diálogo e colaboração interdisciplinar, o espectro de interesses individuais dos alunos é apoiado por tutores e assistido tecnicamente por especialistas, o que permitirá resultados diversificados ao nível dos media.

Mais informação aqui.

Ciência e Tecnologias do Som

Direção
Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
Coordenação Pedagógica
Verónica Almeida

A licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som, destina-se a dotar os alunos de conhecimentos técnicos, teóricos e autonomia para o exercício de funções profissionais e desenvolvimento de trabalho de investigação em áreas como: Produção áudio e sonoplastia, nomeadamente, no contexto da produção audiovisual, multimédia e do espetáculo; Produção de artes do som; Pós-produção áudio e sonoplastia em projetos de audiovisual e multimédia, nomeadamente no contexto das novas oportunidades abertas pela área das aplicações digitais; Investigação da relação do som com as estruturas sociais e ambientais.

Mais informação aqui

Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona é hoje o curso de referência nesta área de formação em Portugal. O reconhecimento nacional e internacional do nosso curso, bem patente na acreditação e financiamento do mesmo pela CILECT/GEECT, pelo programa MEDIA e Erasmus Plus da UE e pelo ICA – instituto do Cinema e do Audiovisual, é só parte dessa visibilidade, que se manifesta acima de tudo nas dezenas de prémios e na circulação nacional e internacional dos projetos dos nossos alunos. Com um trajeto de mais de 15 anos na formação de alunos nos domínios do audiovisual e do multimédia, hoje são centenas os nossos antigos alunos que trabalham no mercado nacional e internacional destas áreas contribuindo para a afirmação da qualidade do nosso ensino e formação. Estudar cinema e multimédia na Lusófona é mais do que frequentar uma escola ou assistir a aulas. É fazer parte de uma experiência única de ensino e criação, de possibilidade de desenvolvimento de efetivas competências profissionais, no contexto de um ambiente atrativo e diversificado. Estudar cinema e multimédia na Lusófona é uma experiência dura mas aliciante.

Mais informação aqui

Design

Direção
Professor Doutor Jorge Carvalho
Coordenação Pedagógica
Filipa Vieira

A Licenciatura em Design (com dois ramos: em Design de Comunicação e em Design de Equipamento e do Espaço) visa a formação de Designers criativos e técnicos nos setores de comunicação, das artes gráficas, industrial, do equipamento, do espaço e ambientes. Pretende-se a valorização e desenvolvimento máximos das competências conceptuais, criativas e técnicas dos alunos, de modo a satisfazer as exigências do mercado, bem como sugerir alternativas mais coerentes aos problemas existentes. Criámos, assim, uma pedagogia que visa desenvolver nos estudantes a capacidade de responder aos problemas de Design, relacionando o pensamento criativo com a análise lógica, e reportando-se ao enquadramento exigido pelo mundo de hoje – respeito pelo ambiente e pela dimensão humana (nas suas várias formas), na procura de um mundo mais integrador e habitável por todos, utilizando as novas tecnologias e materiais disponíveis.

Mais informação aqui

Fotografia

Direção
Professora Doutora Inês Gil
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

A licenciatura está organicamente integrada na escola de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona e tem como principal objetivo oferecer formação teórica e prática, especializada e profissionalizante, de natureza tecnológica e artística, na área da Fotografia. O curso de primeiro ciclo em Fotografia tem, assim, como objetivo pedagógico geral a promoção de uma formação que alie uma componente teórica rigorosa com uma formação interdisciplinar eminentemente aplicada nas suas áreas especializadas. Ao longo do seu curso os alunos são permanentemente estimulados para a experimentação tecnológica e artística, tendo como objetivo final a formação de indivíduos tecnologicamente competentes e conceptual e artisticamente criativos.

Mais informação aqui

Produção Gráfica e Design

Direção
Professor Doutor Jorge Carvalho
Coordenação Pedagógica
Filipa Vieira

Esta Licenciatura visa a formação de Designers de Produção Gráfica criativos e técnicos nos setores das artes gráficas, do design, das artes, da ilustração, da comunicação, da infografia e do webdesign. Desenvolver competências nas áreas da Produção Gráfica, do Design Gráfico e do Design de Comunicação; Promover o domínio, compreensão e aplicação correta dos conceitos, da terminologia, dos processos metodológicos, projetuais e de produção gráfica e do design, assim como dos seus elementos fundamentais; Fomentar o domínio, compreensão e aplicação correta dos materiais e equipamentos das tecnologias necessárias à realização dos projetos, evidenciando conhecimento das suas características técnicas, comportamentos, tipos de utilização e técnicas de aplicação; Enquadrar a prática do Design no paradigma da produção e da comunicação entre produtor gráfico, designer e utilizador/público-alvo, intermediada pela tecnologia, integrando problemáticas de identidade cultural, de técnicas tradicionais, bem como de usabilidade, forma/função e sustentabilidade do design.

Mais informação aqui