Licenciaturas

Animação Digital

Direção
Professor Doutor Paulo Viveiros
Coordenação Pedagógica
Inês Teixeira

A licenciatura em Animação Digital está orientada para a aprendizagem das várias técnicas do cinema de animação e sua aplicação em contexto ficcional, documental e experimental. Durante três anos, os alunos têm a possibilidade de fazerem exercícios de animação e filmes, orientados por um grupo de professores com enorme experiência na vasta área da animação e com prémios internacionais de relevo.

A licenciatura e o mestrado na área do cinema de animação do Departamento de Cinema e Artes dos Média produzem em média, em cada ano letivo, uma hora e meia de animação que tem sido objeto de notável reconhecimento nacional e internacional como o comprovam os vários prémios ganhos no passado recente por alunos dos cursos. 

Mais informação aqui

Aplicações Multimédia e Videojogos

Direção
Professor Doutor Filipe Luz
Subdireção
Tiago Loureiro
Coordenação Pedagógica
Inês Teixeira

O Departamento de de Cinema e Artes dos Media oferece uma licenciatura em Videojogos. Este é um curso com uma proposta educacional interdisciplinar e de banda larga que abrange as principais áreas de design e desenvolvimento de videojogos. O lado artístico do currículo é composto por temas como storytelling, gráficos 2D, modelagem 3D e design de som. Por sua vez, disciplinas como matemática, física e programação formam a estrutura base de engenharia do curso. O programa também inclui aulas específicas sobre tópicos essenciais em videojogos, como realidade virtual, marketing e serious games. O curso oferece experiência prática em todas essas áreas, promovendo o trabalho em equipe e a realização técnica. Esta oferta educacional visa formar e preparar os alunos, fornecendo-lhes as ferramentas e os conhecimentos necessários para se tornarem profissionais de elevada qualidade no mercado de design e desenvolvimento de jogos de vídeo. 

Mais informação aqui

Artes Performativas

Direção
Mestre Carlos Pimenta
Coordenação Pedagógica
Verónica Almeida

O curso de Artes Performativas e Tecnologias alarga e aprofunda o modelo tradicional de formação de atores, dotando os seus alunos de competências transversais em domínios de expressão como o movimento, a interpretação cénica e audiovisual, a performance digital, a produção de som, etc., cuja integração crescente é uma exigência do novo estatuto do autor/intérprete no panorama artístico contemporâneo. É também uma exigência que assiste a esse estatuto, e que encontra correspondência no percurso curricular, a compreensão e a capacidade de agir nos sistemas atuais de produção, mediação e receção das artes. Sob o ponto de vista da formação teórica, o caráter único do curso reside na íntima ligação que estabelece entre o ensino das artes e o ensino das tecnologias da informação e da comunicação, no entendimento de que estas induzem novos conceitos, meios e abordagens com influência irreversível na criação artística. Neste sentido, é promovido e encorajado o trabalho continuado dos alunos com os meios tecnológicos ao dispor na Universidade Lusófona.

Mais informação aqui

Artes Visuais

Direção
Professora Doutora Margarida Prieto
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

A licenciatura em artes visuais é um dos projetos do DCAM/ULHT no domínio da cultura e da arte contemporânea e tem, como especialização, a pintura e o desenho. Os professores estão diretamente relacionados à cultura e à arte, com uma atividade artística significativa e um contínuo trabalho de investigação na área das belas-artes. Esta licenciatura garante que os estudantes têm uma formação em diálogo com outras áreas da criatividade e uma colaboração interdisciplinar que possibilita, dentro do espectro de interesses individuais, o apoio tutorial, o acesso a equipamentos especializados e uma assistência técnica que abre à diversidade, autoria e profissionalização. Estimula-se, desenvolve-se e fortalece-se a criatividade individual. Incentiva-se a pesquisa experimental das práticas artísticas bidimensionais num ambiente de atelier, apoiada pela investigação teórica e conceptual que abre à maior consciência estética da obra como resultado da prática artística na contemporaneidade e à herança artística que a informa. Para isto, a escola transforma-se num estúdio aberto 24/7. Como a integração profissional é o horizonte de expectativa de todos os alunos, está garantido o contacto semanal com artistas, curadores e outros agentes do meio artístico responsáveis por museus, galerias, fundações e outros centros de arte. Apoiam-se projetos artísticos desenvolvidos em parceria com outras áreas como a fotografia, o vídeo, a ilustração, a animação digital, as tecnologias do som, o design, a escrita criativa, a performance, a instalação, arte pública com o propósito de criar competências diversificadas e experiências profícuas do trabalho em equipa. Os estudantes são preparados para desenvolver obra e competências cujo objetivo é a exposição pública, a sua integração no sistema das artes e a publicação e, para isso é desenvolvida a sua adaptabilidade, a autorregulação, a capacidade de comunicação, a resiliência, e a capacidade de resolver problemas e o pensamento criativo.

Mais informação aqui.

Ciência e Tecnologias do Som

Direção
Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
Coordenação Pedagógica
Verónica Almeida

O curso de Licenciatura tem como objetivo conciliar uma vertente artística (criativa) e técnica (científica) com uma vertente de reflexão conceptual (teórica). O curso apresenta um conjunto de unidades curriculares vocacionadas para a aquisição de competências em 3 grandes áreas: tecnologias do som, ciências da comunicação, media sonoros, a que se alia uma sólida formação teórica. Este ciclo de estudos concretiza-se na formação de profissionais nas áreas da produção áudio e da sonoplastia. Complementarmente cria condições aos estudantes para a promoção de atividades de investigação no domínio da produção áudio para diferentes suportes tecnológicos. Este ciclo de estudos pretende dar resposta formativa universitária aos mercados nacionais e europeu fundada na experiência do DCAM de mais de 20 anos de ensino de estudantes na área da comunicação e do audiovisual.

O conjunto dos programas das unidades curriculares foi escolhido para especialização, com ganho de competências e aptidões, no uso do som como elemento central de criação e difusão de propostas artísticas em diferentes suportes.

Mais informação aqui

Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

O Departamento de Cinema e Artes dos Media oferece uma licenciatura em Cinema que oferece um amplo conjunto de disciplinas que abrangem todas as principais áreas de especialização nas áreas do cinema e da televisão, desde o desenvolvimento e escrita até à pós-produção e efeitos visuais, passando por todos os processos de produção técnica e criativa. O curso oferece formação de base em todas as suas principais áreas, com um forte enfoque no trabalho em equipe e nos aspetos técnicos de formação. Este é um programa altamente exigente que tem como objetivo a formação de profissionais de nível superior, com um profundo e sólido conhecimento das principais competências essenciais para o exercício profissional no contexto de um ambiente cada vez mais competitivo.

Mais informação aqui

Design

Direção
Professor Doutor Luís Alegre
Sub Direção
Professor Doutor Filipe Luz
Coordenação Pedagógica
Verónica Almeida

Agregados sob a marca DELLI – Design Lusófona Lisbon, o DCAM oferece uma licenciatura e um mestrado em design que têm como principal objetivo promover junto dos alunos a procura e a obtenção de uma singularidade criativa. O processo de ensino do DELLI foca-se naquilo que é essencial para a atividade do design: experimentação, autonomia de pensamento crítico e relação íntima com as práticas artísticas. O principal objetivo é incutir nos alunos a compreensão e a utilização efetiva em contexto de projeto, dos princípios de uma linguagem do design que explore e conceptualize ideias que possam contribuir positivamente para novas estratégias de intervenção social com consequências económicas e societais. 

Mais informação aqui

Fotografia

Direção
Professor Rodrigo Peixoto
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

A Licenciatura em Fotografia faz 10 anos no próximo ano (2018). Ao longo deste tempo temos vindo a provar que a Fotografia, embora sofrendo de uma mudança de paradigma espoletada pela evolução tecnológica, continua a manifestar-se como um campo cada vez mais amplo de criação e pensamento. Nunca foram produzidas tantas fotografias como atualmente desde a sua origem. Este facto per se confirma a necessidade de um curso que ensina a fazer, pensar e criar Fotografia.

Através de um ensino abrangente assente nas práticas de projeto, a licenciatura em Fotografia oferece uma formação superior inovadora e empenhada, focada na criação de competências técnicas, teóricas, artísticas e de exploração criativa da Fotografia. 

Apoiada por condições técnicas, equipamentos profissionais e um ambiente dinâmico, a nossa licenciatura é alicerçada na dedicação e empenho do seu corpo docente e pede aos seus alunos uma igual dedicação e empenho.Com um foco na aprendizagem técnica e teórica dos conceitos essenciais para um fotógrafo, os estudantes são desafiados a desenvolver ferramentas de criação de projecto e processos de trabalho individual e em grupo. Após a consolidação dos conhecimentos técnicos e teóricos essenciais e da aprendizagem de processos de trabalho realizada no primeiro ano, pretende-se abordar diferentes campos da prática fotográfica, cada um deles com especificidades técnicas, teóricas e históricas diferentes, que consequentemente geram práticas da Fotografia diversas. No último ano a questão que se coloca é “o que fazer com a Fotografia?”. Aqui os alunos podem realizar o projecto fotográfico que idealizam acompanhados pelos professores em sessões de apresentação e crítica colectivas onde todos aprendem com todos. No final os licenciados estão prontos a prosseguir as suas carreiras profissionais no campo da fotografia que escolherem.

Integrada no DCAM – Departamento de Cinema e Artes dos Media, a licenciatura em Fotografia faz parte de um conjunto de áreas do conhecimento que definem um território da criação e tecnologia contemporâneo. Os últimos dez anos têm evidenciado que os nossos alunos tornam-se parte deste todo e beneficiam de um ambiente enérgico, criativo e multidisciplinar absolutamente determinante para as suas carreiras profissionais.

Mais informação aqui