Mestrados

Artes da Animação

Direção
Professor Doutor Paulo Viveiros
Sub-Direção
Professor Doutor Filipe Luz
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

O presente mestrado tem como principal objectivo a aprendizagem das artes da animação e sua produção:

  • o conhecimento e aplicação de técnicas de animação;
  • a promoção de estudos e práticas de literacia das artes da animação em torno da análise, estudo e produção de cinema de animação; - explorar as particularidades dinâmicas da animação para promover aos alunos o seu próprio estilo pessoal e visão, através de unidades curriculares com ênfase na inovação, invenção e experimentação;
  • a especialização em artes da animação para o mercado audiovisual e para trabalhos de autor; - de acordo com a crescente popularidade e impacto comercial do género de animação nos mais variados projectos do ramo audiovisual, propomos o reforço fundamental no ensino de animação em Portugal e, por conseguinte, a especialização de profissionais em animação;

Mais informação aqui

Design

Direção
Professor Doutor José Sanches Ramos
Coordenação Pedagógica
Filipa Vieira

A estetização do quotidiano nas sociedades contemporâneas tornou o design omnipresente nas nossas vidas. Com a revolução industrial o design despertou com a sua consciência crítica e projetual surgindo assim o parente mais novo da grande cultura do desenho. Na Universidade Lusófona o 2º ciclo em Design proporciona um estudo avançado na sua prática e teoria, estabelecendo condições de aprofundamento e especialização em diferentes áreas: equipamento, comunicação, webdesign e outras, em ambiente cientifica e tecnicamente apoiado, proporcionando um título académico universitário de mestre, com acreditação nacional e internacional.

Mais informação aqui

DocNomads

Direção
Professor Victor Candeias
Coordenação Pedagógica
Pedro Caetano

O DocNomads - Erasmus Mundus Master Course é um mestrado em realização documental ministrado em Inglês em três Universidades Europeias: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Sint-Lukas Brussel Hogeschool voor Wetenschap & Kunst e a Universidade líder do consorcium, University of Theatre and Film Arts of Budapest. Tem um esquema de mobilidade obrigatória de Lisboa para Bruxelas via Budapeste. O primeiro semestre é na Universidade Lusófona, o segundo na SZFE, o terceiro na LUCA e um quarto semestre dedicado ao projeto final, no qual os alunos são divididos em três grupos, um por cada universidade.

Mais informação aqui

Estudos Cinematográficos

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
Coordenação Pedagógica
Inês Santa

O Mestrado em Estudos Cinematográficos integra o plano de estudos do Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação nas áreas dos Estudos Cinematográficos, configurando-se como uma formação de 2º ciclo integrada na progressão de estudos dos alunos habilitados com a Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, ou outras licenciaturas equivalentes. Complementarmente, o curso destina-se a todos os profissionais que desejem aprofundar as suas competências nas áreas da produção e realização cinematográfica.

Mais informação aqui

Kino Eyes

Direção 
Professor Doutor Manuel José Damásio
Coordenação Pedagógica 
Pedro Caetano

O Kino Eyes é um mestrado em Cinema com a duração de quatro semestres e uma escola de verão. O programa de ensino é único para um mestrado em cinema porque é dividido entre três universidades em três países europeus: Universidade Lusófona em Lisboa, Portugal; Screen Academy de Edimburgo na Escócia, Universidade Napier e a Baltic Film School em Tallinn, Estónia. A divisão pelas três universidades reflete os pontos fortes de cada uma, possibilitando aos alunos a melhor escolha possível para aprender a sua especialização. Os alunos são recrutados para as áreas: Realização, Guionismo, Produção, Cinematografia, Edição e Som.

Mais informação aqui