O SOM COMO VIBRAÇÃO DA VIDA | CONFERÊNCIA | MUSEU BERARDO | 17.10.2018 ! 18H

Rizoma, 2018, obra sonoluminescente de Jonas Runa.

Foto: © Fernando Pina/Cortesia Jonas Runa Studio.

O SOM COMO VIBRAÇÃO DA VIDA.

Conferência de João Manuel Marques Carrilho (JONAS RUNA) no Museu Berardo.

Quarta-feira, 17 de outubro, às 18h00. Auditório do Museu Coleção Berardo. Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis.

O som tem um potencial imenso para a pesquisa científica e artística, uma vez que revela ligações profundas tanto à física fundamental quanto à psique humana. Nesta conferência, abordar-se-ão de forma anárquica (1) as relações entre o som enquanto entidade científica e o som enquanto perceção, (2) as consequências da autonomia do ruído e (3) as fronteiras entre a computabilidade e a criatividade na música eletrónica de arte, do ponto de vista da artistic research *.

Os três problemas são pistas que por fim permitem não só chegar à interpretação da consciência como a música da natureza mas também esboçar um conceito da filosofia da música desenvolvido em colaboração com o musicólogo Jorge Lima Barreto — a Energia Musical Irrealizada.

*Artistic research: pesquisa interdisciplinar, englobando ciência, técnica, teoria e/ou tecnologia, que assenta na criação artística do próprio autor; música como arte-ciência.

Conferência apresentada no âmbito do VIII Ciclo de Conferências Internacionais sobre Arte, História e Pensamento, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.

+ Info: lm@jonasruna.com | +351 934 397 005

Biografia

Artista, Compositor e Investigador. Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, Professor Universitário de Ciência e Tecnologia do Som, na Universidade Lusófona. As suas obras foram apresentadas no Museo Guggenheim Bilbao, nas 55.ª e 56.ª Bienais de Veneza, no 798 Art District (Pequim), no ARoS Aarhus Kunstmuseum, na Galerie Scheffel (Frankfurt), na Logos Foundation (Gent), no Museo de Arte Contemporáneo (Santiago do Chile), no Théâtre de la Ville (Paris), no Arnold Schoenberg Hall (Haia), na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e na Casa da Música (Porto), entre outros. 

Com Jorge Lima Barreto, criou o duo Zul Zelub, para piano e música eletrónica de arte.

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.