Documentário

2014, Aconteceu Poesia

Aconteceu Poesia é o retrato de um casal de artistas com filosofias e gostos que nem sempre colidem. Entre quatro paredes, o casal aproxima-se do término das suas vidas, onde a fixação pelo passado é cada vez mais intensa.  

Festivais
Sophia 2015, 21.ª Caminhos do Cinema Português 2015.
Prémios
2.º Lugar Sophia Estudante 2015 - Documentário.
Realização
Maria João Rijo.

Aconteceu Poesia conta a história de um artista preso ao passado, que mesmo na velhice continua a fantasiar sobre o passado e possível futuro das suas obras. 

No presente, Moreira Rijo tem de tomar conta da esposa, que está doente e com dificuldade de mobilização num espaço, onde nada mais cabe para além das dezenas de colecções, papéis, livros e tudo o que se possa imaginar. 

Como é que uma pessoa habituada à liberdade no seu puro sentido consegue agora viver o seu dia-a-dia? Como é o dia desta pessoa sem ter ninguém para falar sobre as suas obras? No meio das visitas da empregada, do filho e da neta recorda-se do passado e a ambição e o sonho voltam, mas o que acontece no silêncio dos restantes momentos? 

Este é um filme que fala de pessoas, numa fase da vida, que todos vamos passar, embora por vezes pareça mais distante do que é na realidade.