Documentário

2015, Looking China

lookingchina

Looking China 2015 – Universidade Lusófona foi convidada para enviar 10 alunos à China para fazerem 10 filmes em 10 dias.

A Universidade Lusófona foi uma das cinco escolas internacionais de cinema convidadas para a edição de 2015 do Looking China, uma organização da AICCC (Association for the International Communication of Chinese Culture do Ministério da Cultura) e BNU (Beijing Normal University). O programa Looking China é um evento anual através do qual a AICCC e a BNU convidam cinco escolas de cinema de referência a nível internacional, para selecionarem um conjunto dos seus alunos para visitarem a China e filmarem a sua cultura.
Sob a orientação do Professor Gonçalo Galvão Teles, dez alunos da Licenciatura em Cinema, do Mestrado em Estudos Cinematográficos da Universidade Lusófona e do programa Essemble (programa de formação conjunta em cinema liderado pela Universidade Lusófona em parceria com a Luca School of Arts da Bélgica, Mohol Nagy University de Budapeste, Hungria e escola de Cinema de Colónia na Alemanha), deslocaram-se à cidade de Qingdao com o objetivo de descobrir a cultura chinesa e retratá-la num documentário de 10 minutos. Subordinado ao tema “Individual, Family, Nation”, os nossos alunos tiveram 5 dias para filmar e 5 dias para editar 10 documentários, que foram depois apresentados perante uma plateia cheia na cerimónia de encerramento do evento que decorreu na Universidade de Qingdao. O resultado? Um convite para participar na edição de 2016 e 10 filmes que podem ser vistos já esta sexta-feira, dia 19 de junho, às 18h no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

Chopsticks - Yin & Yang in Qingdao - Pedro Canavilhas, Mestrado em Estudos Cinematográficos

Shandong Chefs - Jacopo Wasserman, Mestrado em Estudos Cinematográficos

A curta segue quatro chefs que trabalham em Qingdao, e que são dedicados à cozinha tradicional da região Shandong. Através de cenas profissionais e familiares, procura-se perceber porquê é que quiseram tornar-se cozinheiros, e se ficaram satisfeitos com o seu estilo de vida.

The Scent of Laoshan - Sofia Egito, Mestrado em Estudos Cinematográficos

O filme mostra um dia na vida de Jing, uma padeira que trabalha com sua família no distrito de Laoshan. Jing e suas empregadas colhem o famoso chá verde de Laoshan e fazem o típico damantou, um pão cozido à vapor. Na primavera, Jing participa de um concurso que contempla os pães mais originais do distrito. O resultado do trabalho desta mulher são os aromas mais surpreendentes.

Smell and Taste - Tiago Melo Bento, Mestrado em Estudos Cinematográficos

Like a Tree - Joana Maria Sousa, Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Such is life - André Mendes, Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Portraits - Rita Laranjeira, Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Através do retrato de cinco mulheres, vemos um pouco o que está por de trás do visível. As suas ambições, sonhos, medos e a dificuldade que o sexo feminino têm em se afirmar na China.

Yuan Yuan - Bernardo Lopes, Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Looking China Trailer 

Making of Looking China