Nelson D'Aires

Sobre Nelson D'Aires

Formado na área da construção civil como técnico de obras, abandona a actividade no final de 2005.

Em 2006 estabelece-se como fotógrafo independente dedicando-se à fotografia documental, cumprindo assim o desejo de se dedicar a tempo inteiro à pesquisa e ao desenvolvimento da Fotografia que começou a aprender no ano de 2002 como autodidacta. Nesse ano vence o prémio Novo Talento Fotografia FNAC com a série ¿Contra-Fogo¿ (2005).

Em 2007 é convidado a ser membro do colectivo Kameraphoto, onde se mantém actualmente a desenvolver trabalhos colectivos (exposições e livros) tais como ¿A State of Affairs¿(2009), ¿450¿(2009) e ¿Um Diário da República¿ (2010).

A sua última exposição individual ¿Mar Fêmea¿ aconteceu na Kgaleria em 2009.

Está representado na colecção de fotografia BESart com fotografias do trabalho ¿State of Affairs¿ (2009).

A sua participação colectiva mais recente foi na exposição ¿Um Diário da República¿ do colectivo Kameraphoto na galeria da Fundação EDP, Porto.

O seu trabalho ao longo dos últimos anos tem vindo a ser premiado nos principais concursos de fotojornalismo português e em 2011 foi premiado com o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, o maior galardão de fotojornalismo actualmente atribuído em Portugal, com a reportagem ¿Leandro¿.

Actualmente encontra-se a desenvolver trabalho para o projecto ¿Um Diário da República¿ edição 2012 do colectivo Kameraphoto.

A Bolsa Estação Imagem|Mora para 2012 foi atribuída a Nelson d¿Aires, com a proposta ¿Álbum de família ¿ a memória de Mora, como demora a fotografia¿.

Nelson d'Aires vive e trabalha na área metropolitana do grande Porto, Portugal.

Fonte: Kameraphoto.com

Referências
website: www.nelsondaires.com | email: nelsondaires@gmail.com

Lessons in Art, Film, Video and Multimedia

As Lessons in Art, Film, Video and Multimedia são um projeto pedagógico cujo principal objetivo é disponibilizar ao público em geral os testemunhos, a experiência e o trabalho de vários profissionais de referência não só em Portugal mas em todo o espaço Europeu.

Esta coleção em livre acesso representa também um contributo para um debate e uma reflexão em torno das artes da imagem em movimento.

Lessons in Film, Art and Multimedia are a didactic project

The main goal of the project is to make available to the general audience a set of training and didactic materials, namely interviews and classes, from relevant European and International professionals and creators. Enjoy!

Team

Equipa de alunos | Studentes involved
André Alexandre, Ana Sofia Penaforte, Bernardo Lopes, Bruno Mangas, Carlos Magalhães, César Santos, Cyril Santos, Diana Amaro, Fábio Gonçalves, Gabriel Oliveira, Joana Linhares, Jorge Pereira, Liliana Gonçalves, Mariana Costa, Miguel Saraiva, Pedro Arial, Tiago Galvão
Professores | Teachers
Edmundo Cordeiro, Filipe Luz, Filipe Roque do Vale, Gonçalo Galvão Teles, Jorge Paixão da Costa, João Antero, José Gomes Pinto, Manuel José Damásio, Paulo Viveiros, Rodrigo Peixoto, Vitor Candeias
Edição | Editing
Jorge Amorim
Produção | Production
Luis Santos e Paulo Ferreira