Alunos do Departamento de Cinema na China - Looking China 2018

Quatro alunos do Departamento de Cinema e Artes dos Media foram à China ao abrigo do programa Looking China. O Docente Tony Costa acompanhou os quatro alunos, dois da Licenciatura de Cinema e dois do Mestrado em Estudos Cinematográficos. O seu regresso está para breve e nessa altura teremos mais novidades. 

Documentário de Docente de Cinema passa na RTP2 e RTP África

O documentário da nossa Docente Inês Gil "Fátimas", produzido por CIMBALINO FILMES, vai passar na RTP 2 no próximo Domingo, dia 27 de Maio, às 23h15 e a 10 de Junho às 21h30 na RTP África.

Sinopse:

"Nem todas as mulheres nascidas a 13 de Maio que foram chamadas Fátima têm uma relação pacífica com o seu nome. Umas sentem-se abençoadas e outras constrangidas pela conotação religiosa que incorporam. Mas são poucas as que sabem que afinal o seu nome não tem uma origem cristã. Lúcia, Maria e Maria de Fátima, de três gerações diferentes, contam como convivem com ele."

 

 

Lusófona na Expo Sync Lisboa - 26 a 29 de Maio

 O Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona vai estar presente na EXPO SYNC LISBOA – Salão das Tecnologias Audiovisuais e Musicais, Fotografia e Multimédia. Os alunos do 2.º ano da Licenciatura de Cinema vão apresentar os projetos televisivos que estão a desenvolver no segundo ano da licenciatura.

pirueta

Projecto Pirueta Russa

Sync Talk 1

Dia 29 – 16H30 – 17H30

Sinopse:  A história de Kalinka , um professor de Educação Física desenquadrado que, através de chantagem, convence dois alunos a integrarem a equipa de Ginástica Acrobática de modo a realizar o seu plano maléfico: roubar a maior taça de todos os tempos.

silencio

Projecto Silêncio

Sync Talk 1

Dia 29 – 17H00 – 17H30

Sinopse:   “Um atleta de corta-mato desaparece sem deixar rasto”

Pedro, um rapaz de 19 anos, portador de surdez, desaparece no Outono de 1993. Ao longo de cinco episódios, acompanhamos os últimos dias até ao seu desaparecimento. Através da perspetiva de Pedro, compreendemos o ambiente por ele vivido em casa com os pais, com os colegas na equipa de corta-mato e a sua convivência com os amigos. Intercalado na narrativa, desde o início, obtemos os depoimentos posteriores ao desaparecimento, prestados por estas pessoas. Criando um ambiente de suspense e mistério, compreendemos ao longo da mini-série o fio condutor que levou ao seu desaparecimento.

santy

Projecto Santy.com

Sync Talk 1

Dia 29 – 16H00 – 16H30

Sinopse: Santiago é expulso, por equívoco, do colégio extremamente elitista onde estudou a vida inteira, após ter sido acusado de ter explodido a casa de banho.  Lara, mãe de Santiago decide que é altura de fazer o seu filho crescer e coloca-o numa escola pública, uma experiência que se revelará inédita para Santiago. É nesta escola que a realidade de Santiago e o mundo real colidem.

sirene

Projecto Sirene

Sync Talk 1

Dia 27 – 16H00 – 16H30

Sinopse: Miguel é um rapaz de 19 anos que pratica futsal profissionalmente. É continuamente manipulado pela sua mãe para ser o melhor jogador da sua equipa. Na noite em que a sua equipa perde um jogo decisivo, um colega de Miguel é morto. Após o homicídio, a mãe de Miguel torna-se obsessivamente manipuladora, querendo que o filho seja o melhor jogador da equipa. Faz isto através de Rodrigo, o psicólogo de Miguel que cria gatilhos mentais nos quais ao ver cachecóis, Miguel fica mais agressivo, jogando melhor. Isto leva a que tenha lapsos de memória e comece não só a suspeitar dos seus colegas de equipa de futsal, mas a questionar se foi ele mesmo a cometer o crime. O desenrolar da investigação pessoal por parte de Miguel leva a que descubra que foi ele que matou o amigo, sem se recordar sequer do acontecimento.

"Roof Knocking" vence em Cannes

A curta-metragem "Roof Knocking", do Mestrado Kino Eyes, conquistou o prémio para melhor curta na categoria "drama" no Festival "Le Petit Cannes". A curta já tinha vencido no Cairo em Novembro passado no "Cairo International Film Festival".

O prémio foi entregue com a seguinte mensagem:

“A strong message delivered lightly, and empathetically, with strong performances, and a sparse, yet effective, script. The clever and fluent lighting evokes both a claustrophobic mood, and a dreamlike state, cleverly weaving between the reality of the situation and the inner emotional world of the principle character. Beautifully crafted and stunningly shot, Roof Knocking is absolutely fantastic on every level.”

Muitos Parabéns.