• Entrada
  • Notícias
  • Alunos de Artes Performativas participam no VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação

Alunos de Artes Performativas participam no VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação

No âmbito do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação os alunos da Licenciatura em Artes Performativas participaram num workshop com a seguinte informação:

Descrição

O que é a mediação das artes? E de que modo ela faz parte da estética contemporânea? Como promover a mediação das artes sem despromover o espetador? E como promover o espetador sem adulterar a obra de arte? Até que ponto a mediação das artes interfere na experiência do espetador? E quem é responsável pela promoção da emancipação do espetador? E será a emancipação a forma desejada pela estética contemporânea para a (inter)relação do espetador com a obra de arte? Com estas (e muitas outras) inquietações nas mãos, dedicámo-nos à construção de um laboratório no qual alguns artistas ensaiaram – e apresentarão – possibilidades de interpretação da mediação das artes à luz da estética contemporânea. Para a sessão de workshop – mas também em momentos informais ao longo de sábado, no congresso – o grupo concebeu e apresentará olhares alternativos para a mediação das artes na atualidade. O final do workshop prevê um momento de debate e reflexão entre pares.

Objetivos

Pretende-se que este workshop seja um local de problematização de alguns dos conceitos e práticas habitualmente associados à mediação das artes, em momentos de operacionalização e proposta concreta, com vista à criação de possibilidades alternativas à mediação cultural vigente. O ambiente seguro da apresentação entre pares, assegurado pelo ambiente deste workshop, permite ao grupo expor-se a um público, e visualizar-se em contexto real de trabalho, não obstante as propostas apresentadas serem pouco prováveis de acolher nas instituições culturais nacionais.

Eixo temático: mediação artística e educação

 Texto por Raquel Ribeiro Santos.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.