• Entrada
  • Notícias
  • Longa-metragem de docente do departamento de cinema abre o fantasporto 2016

Longa-metragem de docente do departamento de cinema abre o fantasporto 2016

A longa-metragem "Gelo" realizada em parceria por Luís Galvão Teles e Gonçalo Galvão Teles, Docente do departamento de Cinema e Artes dos Media tem estreia nacional a 03.03.2016. O filme abre o Fantasporto a 26 de Fevereiro, onde está também em competição internacional, e é um dos 15 filmes seleccionados para integrar a Official Narrative Feature Competition, a principal competição do prestigiado festival norte-americano Cinequest.

Gelo desenvolve-se numa narrativa envolvente e inesperada, na qual as vidas de duas mulheres se cruzam nas histórias uma da outra. É um filme raro no panorama cinematográfico português, que une o romance e o fantástico e leva o espectador a questionar-se sobre quantas vidas há numa vida. É protagonizado pela actriz espanhola Ivana Baquero ( O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro, e As Crónicas de Shannara, série produzida pela MTV que estreou com grande sucesso em Janeiro deste ano no canal MOV). O filme conta ainda com um sólido elenco de actores portugueses, como Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Inês Castel-Branco, Carlos Santos, João Jesus e Beatriz Leonardo.

“Há já algum tempo que queríamos fazer um filme juntos. Tal como acontece em Gelo, às vezes não somos nós que escolhemos os filmes, mas são os filmes que nos escolhem a nós.”, diz Gonçalo Galvão Teles.

“Gelo é um filme que vai para além da realidade e da imaginação e que mergulha num mundo outro onde o tempo, a vida, o amor e a morte fundam e orquestram a Humanidade. É também a concretização do sonho antigo de realizar um filme em conjunto com o meu filho Gonçalo.”, diz Luís Galvão Teles.

A produção de Gelo esteve a cargo da Fado Filmes, também de Luís e Gonçalo Galvão Teles. Com quase 20 anos de existência, é uma das mais antigas e activas produtoras de cinema em Portugal, tendo produzido filmes como:

O filme estará em exibição em várias salas de cinema espalhadas pelo país, sendo toda a informação sobre a exibição e outros temas relacionados com Gelo actualizada regularmente em www.facebook.com/gelofilm

O Cinequest é um festival independente de cinema que tem lugar anualmente em S. José, Califórnia e que em 2015 foi eleito pelos leitores do USA Today como o melhor festival de cinema dos Estados Unidos da América. Em 1999 Luís Galvão Teles ganhou o Prémio do Público neste festival com o filme Elas. O Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto existe desde 1981, é um dos maiores festivais de cinema de Portugal e em 2007 galardoou com o Grande Prémio O Labirinto do Fauno, que lançou Ivana Baquero.

Em anexo segue o press kit do filme, no qual constam a sinopse e a ficha técnica, bem como biografias dos realizadores e principais actores.

Ver Trailer

Download de imagens

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.