• Entrada
  • Notícias
  • Departamento de Cinema colabora com curta-metragem selecionada para a Semana da Crítica de Cannes 2016

Departamento de Cinema colabora com curta-metragem selecionada para a Semana da Crítica de Cannes 2016

A curta-metragem "Ascensão", de Pedro Peralta, vai integrar a 55ª edição da Semana da Crítica, secção paralela do prestigiado Festival de Cannes, que decorre entre 12 e 20 de Maio em França, onde será exibida em estreia internacional.

Ascensão narra a história de um grupo de camponeses que tenta resgatar o corpo de um rapaz de um poço. As mulheres velam em silêncio.

Os homens resistem no limite das suas forças. No centro de todos eles: uma Mãe aguarda o resgate do filho. Nas palavras do realizador, Pedro Peralta "é uma homenagem à memória de um amigo, para quem o filme é dedicado. É um filme sobre amor incondicional entre uma mãe e um filho e de como esse amor pode transcender a condição finita da vida. É também o resultado do esforço e dedicação de todo um grupo, da equipa técnica e criativa aos actores, maioritariamente habitantes de Glória do Ribatejo, cuja entrega foi total e com os quais tive o grande privilegio de poder trabalhar."

Ascensão, primeira curta-metragem de Pedro Peralta em âmbito profissional, vai estrear mundialmente no festival Indielisboa’16, onde está presente em competição nacional e internacional.

A sua anterior curta-metragem, Mupepy Munatim, produzida pela Universidade Lusofona aquando da sua frequência no Mestrado de Estudos Cinematógraficos, estreou no festival Indielisboa’12, onde foi distinguida, tendo feito um percurso em vários festivais nacionais e internacionais onde obteve diversos prémios.

Produzido pela Terratreme Filmes, que assinala a segunda presença consecutiva numa secção paralela do Festival de Cannes depois da selecção em 2015 de Provas, Exorcismos de Susana Nobre na Quinzena dos Realizadores, Ascensão, integra o catálogo de filmes da distribuidora Portugal Film e contou com o apoio do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona na sua produção, tendo nomeadamente contado com a participação de diversos alunos da licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na equipa de rodagem.

Curta-metragem "Ascensão"

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.