Family Film Project - 7ª edição

O Family Film Project - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia, está de volta para a 7.ª edição de 15 a 20 de Outubro com sessões competitivas, masterclasses, eventos performativos e vídeo-instalações no Passos Manuel, Maus Hábitos e no Coliseu Ageas.

O Family Film Project  é um  festival internacional de cinema com o seu tradicional enfoque nas paisagens familiares e no cruzamento entre a intimidade e o olhar etnográfico, o festival organiza-se, uma vez mais, segundo três zonas temáticas: Vidas e Lugares (com enfoque no registo voyeurístico, biográfico ou documental de habitats e quotidianos), Memória e Arquivo (dedicada a olhares criativos a partir de testemunhos e found footage) e Ligações (centrada nas dinâmicas interpessoais e comunitárias). Como sempre, reserva-se também um espaço ao género da ficção, com uma seleção competitiva de curtas e longas metragens internacionais. 

Para além das sessões competitivas, Daniel Blaufuks será o artista convidado desta 7ª edição. Com uma obra visual versada sobre a relação entre o público e o privado, entre a memória coletiva e a memória individual, Blaufuks traz-nos uma seleção de quatro filmes experimentais que serão apresentados pelo autor nas duas últimas noites do festival: Sob Céus Estranhos (2002), The Absence (2009), Carpe Diem (2010) e Como Se (2014).

Os teóricos norte-americanos Bill Nichols, nome incontornável do pensamento contemporâneo sobre o cinema, com uma vasta obra que ajudou a estabelecer os estudos fílmicos como disciplina académica, e Paula Rabinowitz, socióloga e historiadora com particular enfoque no papel do cinema, fotografia e outros media na sedimentação dos modernismos americanos do século XX, vão orientar duas masterclasses no âmbito do festival. 

O Balleteatro apresentará também o livro Unframing Archives em parceria com o o grupo de investigação Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, que reúne textos de Andrzej Marzec, Bill Nichols, Catarina Mourão, Deirdre Boyle, Éfren Cuevas, Fernanda Fragateiro, Filipe Martins e Miguel Leal, sobre o cruzamento entre o cinema, as artes e o arquivo.

Destaque ainda para a estreia no Porto da longa-metragem Marias da Sé, de Filipe Martins, um filme híbrido entre o documentário e a ficção, protagonizado pela comunidade local da Sé do Porto. 

No bar Maus Hábitos, terá lugar o ciclo de performances Private Collection, com nomes como Joana Craveiro, Jorge Gonçalves e Miguel Bonneville. Será também aí exibido em permanência, durante o período do festival, um conjunto de vídeo-instalações concebidas a partir de filmes selecionados.

Para mais informações por favor consulte: familyfilmproject.com.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.