• Entrada
  • Notícias
  • Oliver Grau na abertura da conferência Stereo & Immersive Media 2015

Oliver Grau na abertura da conferência Stereo & Immersive Media 2015

Oliver Grau é o orador convidado para a abertura da conferência internacional Stereo & Immersive Media 2015, que terá lugar na Torre do Tombo, entre 7 e 9 de Outubro. 

O especialista no tema da imersão fará uma comunicação intitulada "Will we ever become used to Immersion?: Art History and Image Science." Oliver Grau é autor do livro mais citado da última década na área da história da arte, Virtual Art: From Illusion to Immersion (MIT Press, 2003), onde oferece uma comparação histórica e uma teoria da imersão na cultura visual da pré-modernidade à arte digital.

Oliver Grau é Chair Professor de Ciência da Imagem nos países de língua alemã e fundador da importante série de conferências MediaArtHistories.

Esta conferência internacional, organizada pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em parceria com ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, pretende reunir investigadores, artistas e arquivistas que trabalhem sobre media visuais reconhecidos pelas suas características estereoscópicas e/ou imersivas. 

O prazo final da segunda chamada de trabalhos foi alargado até à próxima segunda-feira, dia 7 de Setembro.

A conferência conta ainda com os oradores principais Denis Pellerin, Emília Tavares e Maria Teresa Cruz.

Outro dos destaques desta conferência é a apresentação dos resultados finais do projecto de investigação A Cultura Visual Estéreo (CICANT/FCT), que elaborou o primeiro levantamento nacional sobre fotografia estereoscópica em Portugal. No local da conferência estará patente a exposição “A Terceira Imagem - A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo de 3D.”

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

Projetos de Cooperação

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

Projetos de Cooperação

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2019 Cinema e Artes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.