Exposição de Docentes de Design
COMER A MESA / EATING THE TABLE
Curadoria: Hugo Barata & Luís Alegre
Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, Abril 2022
Inauguração: 9 Abril
Final: 15 Julho
Uma exposição incluída no projeto “SEMINÁRIO/Seminarium - Curated Research_the Academy as Medium”, Programação Convergente Bienal AnoZero 21/22
Sinopse Comer a Mesa / Eating the Table:
Etiam mensas consumimos, Consumimos até as nossas mesas.
Esta é a expressão que terá sido proferida pelos soldados de Tróia junto de Eneias, fulgurante figura da mitologia clássica referido em dois dos momentos maiores da literatura universal como são Ilíada, de Homero, e Eneida, de Virgílio. Talvez de forma inusitada, surge aqui o herói homérico relacionado com a comensalidade enquanto gesto de resistência. Na narrativa virgiliana, segundo a profecia, terá colocado à disposição dos seus subalternos um conjunto de alimentos sob a forma de utensílios - pratos e pequenas mesas – dos quais se serviram ali como recetáculos para a comida. É neste momento de consolo e no fundo de sobrevivência, que a ideia de comer a própria mesa deixa de ser um pensamento desesperado para se tornar fundacional de um pensamento sobre os objetos que nos rodeiam.
A imagem que construímos do objeto mesa possui infindáveis pontos de origem e de conexões históricas. Tal objeto ganhou um protagonismo nos nossos rituais quotidianos que dele esperamos que apenas esteja presente, cumprindo a sua função, qualquer que esta possa ser. A sua história é milenar e extremamente peculiar, acompanhou a civilização nas suas evoluções, transformações e cataclismos, foi sinónimo de ritual e de lazer ao mesmo tempo foi lugar de reunião e de partilha, tornou-se espaço privilegiado de estudo, reflexão e investigação. A intertextualidade das artes plásticas com o design e a arquitetura, constituiu um campo vasto de ideologias e de imagéticas nas quais o objeto mesa surgiu como foco principal na constituição de universos artísticos. Ainda que a sua utilização seja abrangente, a tipologia da sua estrutura permanece praticamente intacta: é constituída por uma superfície, horizontal, onde se come ou onde se realiza trabalho. O lugar da mesa nas artes plásticas possui uma forte relação com o ateliê/estúdio, com o espaço de trabalho, onde as ideias são nascidas e transformadas e onde se dá um consequente movimento constelar de investigação artística e criativa.
Este projeto de exposição tem como objetivo questionar as intersecções entre o espaço de reflexão e investigação do criativo, do artista, do designer ou do arquiteto, e o objeto-mesa, mostrando-as e analisando-as segundo uma lógica dinâmica que procura articular diferentes conceções e práticas.
Através de uma abordagem livre de tipologias artísticas fechadas, pretende-se refletir sobre a mesa como dispositivo presente nos processos de criação artística, propondo considerá-la num campo alargado e transversal, de especulação, que permita investigar este lugar-objeto de acordo com as diferentes práticas artísticas contemporâneas.
Os artistas plásticos relevam a reflexão sobre a sua própria prática e sobre os lugares diferentes onde esta ocorre e se desenvolve. O surgimento de objetos artísticos hibridizados entre a escultura, o design, a arquitetura, etc., foi redefinindo e propondo modelos de exposição, documentação e contextualização de obras de arte, mas, também, da reflexão levada a cabo pelos próprios artistas enquanto investigadores. Desta forma abre-se não apenas um fio condutor entre as práticas artísticas, mas também os próprios processos de criação e produção de obras de arte nas suas multiplicíssimas conceções, tendo nos espaços do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra o cenário ideal.
- Created on .
- Last updated on .