No próximo ano letivo o DCAM será uma Escola de Cinema Certificada pela ARRI

A ARRI é uma empresa global e um dos líderes de mercado da indústria cinematográfica. Com o nome dos seus fundadores August Arnold e Robert Richter, a ARRI foi estabelecida em Munique, Alemanha, onde a sede se encontra ainda hoje, com filiais na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e Austrália.

A ARRI é designer e fabricante de sistemas de câmaras e de iluminação, bem como de soluções de sistemas para as indústrias cinematográfica, de radiodifusão e de media. O portfólio inclui câmaras digitais, lentes, acessórios para câmaras, tecnologias de arquivo e acessórios de iluminação. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu os engenheiros da ARRI e as suas contribuições para a indústria com 19 Prémios Científicos e Técnicos.

Os equipamentos da ARRI são uma referência mundial e são utilizados nas principais produções cinematográficas em todo o mundo.

A Universidade Lusófona celebrou recentemente um acordo com a Arri que implica a aquisição de duas câmaras, respetivos sistemas de suporte e um conjunto de lentes prime. As duas novas câmaras da Universidade são uma Arri Alexa LF e uma Arri Alexa Mini LF. Trata-se de câmaras de cinema digital, de grande formato, complementadas por lentes prime da marca Zeiss. A título de exemplo, estes são os modelos utilizados em produções como o recente “Dune”, realizado por Dennis Villeneuve. Esta aquisição permite que o Departamento de Cinema e Arte dos Media da Universidade Lusófona aumente ainda mais o seu parque de equipamento de fotografia para cinema em linha com os standards de topo da indústria.

Em paralelo com a aquisição destes novos equipamentos, foi estabelecido um protocolo que garante que a Universidade passa a ser uma Escola de Cinema Certificada pela ARRi. O “Programa de Acreditação de Escolas de Cinema Certificadas ARRI” é uma oportunidade para as escolas de cinema beneficiarem dos recursos educacionais da Academia ARRI, e passarem esses benefícios aos seus alunos.

Ao aderir ao programa, os professores das escolas de cinema participam num curso de "formação do formador", concebido para aumentar os seus conhecimentos sobre os produtos e os fluxos de trabalho da ARRI. Posteriormente, recebem acesso à vasta gama de materiais educacionais da Academia ARRI, o que lhes permite seguir cursos de formação pré-desenhados ou criar os seus próprios. As escolas de cinema inscritas que se tornam oficialmente certificadas pela ARRI, são licenciadas para emitir certificados da ARRI Academy com a sua própria marca aos estudantes.

Com este acordo, a Universidade Lusófona adquire equipamento de topo e em simultâneo garante aos seus alunos as condições pedagógicas ideais para a formação nestes equipamentos que são uma referência internacional para a indústria do cinema. Com este investimento a Universidade Lusófona continua a reforçar as condições para que os projetos dos nossos alunos possam aumentar ainda mais a sua qualidade, hoje já amplamente reconhecida nacional e internacionalmente.

  • Created on .
  • Last updated on .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.