IJFMA VOL. 5 NO. 2 (2020)

A mais recente edição do International Journal of Film and Media Arts - IJFMA, realizada em parceria com o GEECT (Groupement Européen Des Écoles De Cinéma et de Télévision/ The European Grouping Of Film And Television Schools), já está disponível online.

Esta edição especial propõe-se mapear a investigação artística em cinema, contando com a colaboração de várias escolas associadas do GEECT. Os trabalhos exploram abordagens e métodos transdisciplinares em tecnologia, pedagogia, política representacional e investigações estéticas em práticas cinematográficas.

Esta parceria iniciou-se com a organização, em janeiro de 2020, de uma conferência dedicada ao tema Artistic Research and Film Practice (Trad. Pesquisa Artística e Prática Cinematográfica). A elevada participação e interesse que este evento suscitou das várias escolas envolvidas, traduziu-se agora na publicação deste número especial do IJFMA que recolhe contribuições de algumas das melhores escolas de cinema da Europa. 

A apresentação deste número especial decorreu via zoom e foi coordenada por Manuel José Damásio, presidente da GEECT e diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona, e Jyoti Mistry, docente e investigadora na HDK-Valand Academy, Universidade de Gotemburgo, Suécia, que trabalharam em conjunto na edição deste número. 

A IJFMA, recentemente aceite para indexação na Scopus, é uma publicação semestral do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona com foco em todas as áreas de pesquisa e crítica de cinema e artes dos media, como animação, televisão, artes dos media e videojogos, e as suas variadas formas sociais e culturais de expressão e materialização.

Escolas envolvidas:

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal);

Baltic Film, Media, Arts and Communication School - Tallinn University (Estónia);

Film University Babelsberg KONRAD WOLF (Alemanha);

Film and Screen Studies at SOAS, University of London (Reino Unido);

Film and Television Head of Department: Wits School of the Arts (África do Sul);

Zurich University of the Arts ZHdK (Suíça);

Institute for Film and Television – Film Academy Vienna, mdw – University of Music and Performing Arts Vienna (Áustria);

HDK-Valand, University of Gothenburg (Suécia);

The Norwegian Film School, Centre for Exclusive in Film and Interactive media Arts (Noruega);

Aalborg University Copenhagen (Dinamarca);

The Norwegian Film School, Storm Films (Noruega).

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.