CHÃO: Projetos de Finalistas da Licenciatura em Fotografia da Universidade Lusófona

A exposição dos finalistas da Licenciatura em Fotografia decorre de 6 a 14 de Julho no PENHA SCO - Arte Cooperativa.

Fotografia de Luana Moreno

CHÃO: projetos de finalistas da licenciatura em fotografia na @penhasco.artecooperativa - 6 Jul a partir das 18.30. Estão convidados! De 7 a 14 de Jul das 18h-20h.

Os alunos finalistas da Licenciatura em Fotografia da Universidade Lusófona, que aqui e agora apresentam os seus projetos, foram resilientes. É preciso dizê-lo, sem medo de expor as fragilidades que tornam esta observação possível.

Ao longo do último ano letivo, mais ou menos desconectados de ecrãs, predispuseram-se à descoberta de uma “outra” fotografia: uma fotografia pensada e pensante, por vezes terapêutica, por vezes obtusa, numas ocasiões demasiado tecnicista, noutras abstrata, noutras ainda demasiado formal, aqui e ali repleta de potencial narrativo e, às vezes, profundamente emocionante, de tão reveladora.

A expansão e a elasticidade dos estados emocionais que cada um destes alunos experienciou, ao longo deste último ano, foram acompanhadas de exercícios desafiantes. Trabalhámos a criatividade emocional, bem como a capacidade de transformar essa emoção em qualidades estéticas. Fomos todos neuróticos qb, amiúde com a cabeça nas mãos e o coração na boca. Houve energia, desânimo, risos, lágrimas, chatices, abraços, avistamentos de ovnis e aterragens mais ou menos bruscas.

Trabalhou-se a viagem, a memória, o arquivo, a família, os amigos, a paisagem doméstica, a paisagem paisagem, a perda, a morte, a fotografia.

Foram, uns mais a medo do que outros, encontrando CHÃO. Descobrindo que a prática desta coisa linda e mágica a que chamamos fotografia pode ser parte do Ser. Percebendo que é uma prática de corpo inteiro, que se inquieta e pulsa, mas que, através dessa expressão, os vai transformando.

Hoje estão no CHÃO, sabem melhor quem são.

Amanhã há paredes para escalar.

Os projetos aqui em exposição foram desenvolvidos no âmbito das Unidades Curriculares Fotografia Autoral – Projeto Individual I e II, coordenadas pelos professores Orlando Franco e Sofia Silva.

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.