Conference cinematography in progress - Reaching Out

Pela primeira vez em Portugal decorreu uma conferência em que o tema debate foi sobre direção de fotografia. Esta iniciativa partiu do grupo CITO, grupo de investigadores internacionais que juntam três universidades: VUB da Bélgica, HdM de Estugarda e Universidade Lusófona.

Durante a conferência foram apresentados vários estudos de pesquisa sobre os efeitos da luz e da direção de fotografia em contexto narrativo. Houve também espaço para a técnica, onde se dissecou os efeitos do « High Frame Rate» e a tecnologia LED, o efeito da cor na perceção da audiência e também um estudo onde uma experiência empírica com caixas de luz provocava diversos efeitos emocionais aos participantes. Tudo temas que se concentraram em exclusivo na utilização da luz em contexto audiovisual. Online desde a Austrália, um dos oradores demonstrou como o papel do diretor de fotografia está a mudar no contexto atual perante as novas tecnologias de manipulação de imagem.

Estiveram presentes 33 pessoas, entre eles investigadores da Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Suíça.

A conferência teve o apoio da Associação de Imagem AIP e a amabilidade da LG que forneceu um televisor de alta resolução.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.