Nelson D'Aires
Sobre Nelson D'Aires
Formado na área da construção civil como técnico de obras, abandona a actividade no final de 2005.
Em 2006 estabelece-se como fotógrafo independente dedicando-se à fotografia documental, cumprindo assim o desejo de se dedicar a tempo inteiro à pesquisa e ao desenvolvimento da Fotografia que começou a aprender no ano de 2002 como autodidacta. Nesse ano vence o prémio Novo Talento Fotografia FNAC com a série ¿Contra-Fogo¿ (2005).
Em 2007 é convidado a ser membro do colectivo Kameraphoto, onde se mantém actualmente a desenvolver trabalhos colectivos (exposições e livros) tais como ¿A State of Affairs¿(2009), ¿450¿(2009) e ¿Um Diário da República¿ (2010).
A sua última exposição individual ¿Mar Fêmea¿ aconteceu na Kgaleria em 2009.
Está representado na colecção de fotografia BESart com fotografias do trabalho ¿State of Affairs¿ (2009).
A sua participação colectiva mais recente foi na exposição ¿Um Diário da República¿ do colectivo Kameraphoto na galeria da Fundação EDP, Porto.
O seu trabalho ao longo dos últimos anos tem vindo a ser premiado nos principais concursos de fotojornalismo português e em 2011 foi premiado com o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, o maior galardão de fotojornalismo actualmente atribuído em Portugal, com a reportagem ¿Leandro¿.
Actualmente encontra-se a desenvolver trabalho para o projecto ¿Um Diário da República¿ edição 2012 do colectivo Kameraphoto.
A Bolsa Estação Imagem|Mora para 2012 foi atribuída a Nelson d¿Aires, com a proposta ¿Álbum de família ¿ a memória de Mora, como demora a fotografia¿.
Nelson d'Aires vive e trabalha na área metropolitana do grande Porto, Portugal.
Fonte: Kameraphoto.com
Referências
website: www.nelsondaires.com | email: nelsondaires@gmail.com