ECATI TALKS - 29 de Abril
Segunda Feira, 29 de abril, terão continuidade as ECATI TALKS, um formato inovador na academia portuguesa. A Lusófona, sob coordenação de Américo Mateus, Diretor do DELLI RESEARCH HAUS, organiza conversas abertas com especialistas nacionais e internacionais, que pretendem analisar novas perspetivas sobre a criatividade.
Serão realizadas duas sessões, organizadas pelo DELLI – Design Lusofona e LISS - Lusofona Information Systems School, a saber:
- Pelas 10h30, na sala S01 – a ECATI TALK de Design com o tema: URBINAT – Regenaração Urbana pela Natureza: Co-creation, Co-design e Processos Participativos.
- Pelas 18h30, na Sala S01 – a ECATI TALK de Sistemas de informação com o tema: State-of-the-Art presentations – como apresentar uma ideia com Sucesso.
As duas sessões terão transmissão via streaming no site da universidade, a entrada é livre. Venham daí!
Nota biográfica dos Oradores:
Gonçalo Canto Moniz, Universidade de Coimbra – CES – Centro de Estudos Sociais
Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e integra a Unidade Interna de Avaliação, de Centro de Estudos Sociais. É Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011, com a tese "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)". Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020. Participa no projecto europeu "Reuse of Modernist Buildings" financiado pelo Erasmus + e nos projectos nacionais "Atlas da Arquitectura Escolar em Portugal" e "Ascensão da Arquitetura Portuguesa", ambos financiado pela FCT. Tem investigado e publicado sobre a Arquitectura Moderna em Portugal, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936" (e|d|arq, 2007).
José Miguel Lameiras Universidade do Porto – CIBIO
José Miguel Lameiras é Arquiteto Paisagista, recentemente concluiu o seu doutoramento em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências. No plano académico, desenvolveu o seu percurso como docente e investigador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2004-2006), Universidade de Copenhaga (2006 -2006) e na Universidade do Porto (desde 2009)
Paralelamente tem desenvolvido atividade profissional enquanto Arquiteto Paisagista, tendo colaborado com o atelier GHB (Copenhaga, Dinamarca). Nos últimos anos tem desenvolvido projetos em colaboração com o Prof. Paulo Farinha Marques, de onde se destacam os dois projetos para o Parque do Campus Universitário da Asprela.
É investigador do CIBIO (Centro de Investigação em Recursos Genéticos e Biodiversidade, da Universidade do Porto), sendo o coordenador desta instituição para o projeto URBiNAT – Urban inclusive innovation Nature, financiado pelo H2020. Neste projeto, o CIBIO terá um papel de: liderança da tarefa de criação de um “laboratório vivo” nas sete cidades europeias em estudo; parceiro local da Cidade do Porto para a criação de um “corredor saudável”; especialista nas soluções baseadas na natureza.
Eduardo Adas
É Sócio fundador da SOAP - Acrônimo de “State of The Art Presentations“, a SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003 com o propósito de auxiliar empresas e executivos a alcançarem a alta performance em apresentações estratégicas e reuniões decisivas. Ou seja, todos os momentos desafiadores do dia a dia corporativo nos quais pretende-se engajar ou “vender” algo a uma audiência – uma ideia, um projeto, um produto, um serviço…
Para isso, a SOAP criou uma metodologia pioneira que compreende uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em uma verdadeira história, um suporte visual no estado da arte e um apresentador preparado para dar um show!
Com esta metodologia, a SOAP já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.
- Criado em .
- Última atualização em .