Exposição de Docente de Fotografia

“Aware” é o tema de uma exposição de Orlando Franco que será inaugurada, na #projectroom do Banco das Artes Galeria (BAG), sexta-feira, dia 30 de abril, pelas 17 horas, e que estará patente ao público até 4 de julho.

Esta exposição surge como um prolongamento da exposição “The eyes are not here”, que decorreu em 2019 na galeria Trem em Faro.

Orlando Franco tem construído este corpo de trabalho a partir da influência poética de T.S. Eliot, em particular o poema “The Hollow Men”. A temática deste projeto assenta num confronto paradoxal na relação entre a imagem e a consciência, enquanto estado de relação com a realidade.

“Aware” funciona como uma instalação total, numa articulação entre as imagens e o espaço da galeria, sob um ambiente de baixa luminosidade. A instalação cria uma experiência de imersão através de obras que acentuam a presença ao mesmo tempo que esvaziam por completo a sua função (olhar no vazio; olhar ausente).

Na obra em vídeo, “Aware”, uma rapariga confronta-nos com o olhar ininterrupto (o vídeo mostra uma mulher que nos observa sem nunca pestanejar, como se essa função involuntária do corpo fosse proibida), num ato humanamente impossível.

A exposição pode ser visitada diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:30 e ao sábado e domingo, das 9:00 às 18:00, cumprindo as normas de seguranças recomendadas pela DGS.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.