Masterclass com Regina de Paula 11 de Maio

 Título da Master Class: Teko Haw Brasil Aldeia Maraka’nà

 Regina de Paula, artista e professora associada do Instituto de Artes da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Teko Haw Brasil é um projeto realizado a partir de minha vivência na aldeia Maraka’nà, aldeia indígena em contexto urbano, localizada no Rio de Janeiro, ao lado do Estádio Maracanã. Desde seu assentamento, em 2006, a aldeia Maraka’nà é um espaço de manejo comunitário gerido por indígenas de diversas etnias, residentes ou em passagem pela cidade do Rio de Janeiro. Ali, em relação direta com aquele território, tem sido desenvolvido o projeto da Universidade Indígena, que afirma o protagonismo dos indígenas na construção de uma sociedade mais justa e sustentável, e atualmente busca legitimidade institucional para suas atividades.

O passado colonial de opressão, invisibilidade e genocídio dos povos indígenas no país se atualiza e se expressa hoje nos contínuos ataques que a aldeia Maraka’nà vem sofrendo. Em 2013, grupos de diversas etnias foram violentamente expulsos da aldeia, numa operação promovida pelo governo do estado, que concedeu a área para a empresa Odebrecht, com vistas à Copa do Mundo de 2014, construir um estacionamento e um centro de compras anexo ao Estádio Maracanã. O terreno foi asfaltado, mas o projeto imobiliário do complexo Maracanã não prosperou, e, em 2016, os indígenas voltaram a ocupar o lugar.  O processo de privatização foi regido por interesses escusos, e a criminalização de indígenas da aldeia Maraka’nà conduzida por um governo corrupto já condenado. Atualmente a aldeia vem sofrendo ataques racistas e caluniosos até mesmo por parte de políticos.

Ao pisar a aldeia pela primeira vez, me impressionei com a gradual retirada do asfalto, feita com ferramentas muito rudimentares pelos integrantes e colaboradores daquela comunidade, revelando, aos poucos, a terra que fora encoberta, restituindo não apenas o solo, mas, simbolicamente, nossa memória, camadas do Brasil encobertas, soterradas.

Foi neste contexto que concebi a ação Teko Haw Brasil. Depois de desenhar um grande mapa do Brasil no solo asfaltado da aldeia, o asfalto de sua superfície foi retirado, dando origem a uma planta baixa do contorno do Brasil na terra. Teko é vida e Haw, a região onde se vive, no idioma teneterhara, da família linguística tupi-guarani. Teko Haw Brasil foi uma ação simbólica, buscando restituir, com a força de nossas mãos, parte do solo da aldeia Brasil.

Link para o vídeo Teko Haw Brasil:  https://vimeo.com/355120406

Minibio de Regina de Paula

Artista e professora adjunta do Instituto de Artes e PPGARTES da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Realizou Diante dos olhos, os gestos, exposição individual que ocupou todo um andar no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Em coautoria com Marcelo Campos, lançou o livro Sobre a areia (2016). Participou da 10ª Bienal do Mercosul (2015). Dentre suas participações em coletivas recentes, destacam-se: Casa carioca e O Rio dos navegantes, ambas no Museu de Arte do Rio (MAR). Atualmente seu trabalho é voltado para questões fundadoras da cultura brasileira.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.