Seminários Interdisciplinares em fotografia

Seminários Interdisciplinares em fotografia. No próximo dia 28 de Outubro, na sala D.2.3, dá início uma série de aulas abertas sobre fotografia. Algumas sessões serão online para que possas participar a partir de casa! Fica atento/a às nossas redes.

SEMINÁRIOS 

INTERDISCIPLINARES 

MESTRADO EM FOTOGRAFIA

Universidade Lusófona de Lisboa

——-

28 OUT.´22

11h FABIANA BRUNO: As imagens como modos de conhecer mundos.

14h30 ELAINE PESSOA: Livros, arquivos e  processos. 

Coordenação : Ângela Ferreira

Local: ULH | Fo:RCE.

O evento será presencial e decorre nas salas D2.3 A22 

ENTRADA LIVRE 

SEMINARIOS TRANSDICIPLINARES

No âmbito do Mestrado em Fotografia da Universidade Lusófona de Lisboa, a Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação ( ECATI) acolhe os SEMINÁRIOS TRANSDISICIPLINARES a partir do dia 28 de outubro. 

Com uma regularidade quinzenal os Seminários propõem-se acompanhar os alunos nos seus percursos de experimentação e fazer, sustentado em práticas transdisciplinares e híbridas, destinadas a explorar a conexão do corpo com o mundo, a tecnologia e a estética.

Na próxima sexta feira, dia 28 de outubro, convidamos as pesquisadoras Fabiana Bruno e Eliane Pessoa para partilharem as suas pesquisas e os  seus modos de se relacionar com a Fotografia. 

11h FABIANA BRUNO 

Fotografia e ciências humanas: 

As imagens como modos de conhecer mundos

Dois séculos depois das múltiplas descobertas da fotografia, encontramo-nos em mundo transbordado por imagens de imagens. Qual será o destino  das fotografias no século XXI diante dos excessos visuais? Através deste seminário Fabiana Bruno propõe repensar horizontes e refletir sobre como as fotografias estabelecem intersecções entre os diferentes campos de  conhecimento e constituem modos singulares de conhecer mundos.

Bio: 

Fabiana Bruno é doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e pós-doutora em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. É cofundadora e pesquisadora do LA’GRIMA-IFCH/Unicamp (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem) e  pesquisadora colaboradora do Departamento de Antropologia do IFCH/Unicamp. Obteve o Prêmio Capes de Melhor Tese da área de Ciências Sociais Aplicadas (2010). Idealizadora e coordenadora de projetos e conteúdo do ACHO – Arquivo coleção de Histórias Ordinárias, em Campinas. É orientadora, curadora e editora de projetos artísticos e de fotografia, curadorias de exposições e fotolivros, em parceria com o Ateliê Fotô e Fotô Editorial, editora com sede em São Paulo.

14h30 ELAINE PESSOA 

Livros, Processos e Arquivos

A partir da sua mais recente pesquisa, a artista e pesquisadora brasileira, Elaine Pessoa falará das narrativas dos Naturalistas e Viajantes que partiram em missões oficiais à América para descrever, relatar e classificar as maravilhas de um novo mundo ainda por descobrir. Iniciado pelos escritos de Alexander Von Humboldt o projeto pretende aprofundar sobre como a natureza é relatada pelos viajantes do século XVI, principalmente relatos da Fauna e Flora Brasileira e como estes relatos contribuíram para a construção de saberes. A intenção é cruzar e amalgamar com fotografias do seu acervo produzidas em diversas regiões do Brasil. 

Bio

Elaine Pessoa (São Paulo,1968) Artista Visual vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Pós-Graduada em Fotografia pela Faap/SP, cursou disciplinas sequenciais de Artes Plásticas na Faap/SP também formada em Farmácia Industrial e Pós- graduada em Administração de Produção pela Fundação Vanzolini Poli/USP-SP. Tem 5 fotolivros publicados Tempo Arenoso (2015), Nimbus (2016), Paysages (2017); 100 # fim (2019); Los Cerros (2020). Sócia da Fotô Editorial, onde atua na coordenação, produção e supervisão de processos e difusão de fotolivros em âmbito nacional e internacional. 

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.