Seminários Interdisciplinares em fotografia
Seminários Interdisciplinares em fotografia. No próximo dia 28 de Outubro, na sala D.2.3, dá início uma série de aulas abertas sobre fotografia. Algumas sessões serão online para que possas participar a partir de casa! Fica atento/a às nossas redes.
SEMINÁRIOS
INTERDISCIPLINARES
MESTRADO EM FOTOGRAFIA
Universidade Lusófona de Lisboa
——-
28 OUT.´22
11h FABIANA BRUNO: As imagens como modos de conhecer mundos.
14h30 ELAINE PESSOA: Livros, arquivos e processos.
Coordenação : Ângela Ferreira
Local: ULH | Fo:RCE.
O evento será presencial e decorre nas salas D2.3 A22
ENTRADA LIVRE
SEMINARIOS TRANSDICIPLINARES
No âmbito do Mestrado em Fotografia da Universidade Lusófona de Lisboa, a Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação ( ECATI) acolhe os SEMINÁRIOS TRANSDISICIPLINARES a partir do dia 28 de outubro.
Com uma regularidade quinzenal os Seminários propõem-se acompanhar os alunos nos seus percursos de experimentação e fazer, sustentado em práticas transdisciplinares e híbridas, destinadas a explorar a conexão do corpo com o mundo, a tecnologia e a estética.
Na próxima sexta feira, dia 28 de outubro, convidamos as pesquisadoras Fabiana Bruno e Eliane Pessoa para partilharem as suas pesquisas e os seus modos de se relacionar com a Fotografia.
11h FABIANA BRUNO
Fotografia e ciências humanas:
As imagens como modos de conhecer mundos
Dois séculos depois das múltiplas descobertas da fotografia, encontramo-nos em mundo transbordado por imagens de imagens. Qual será o destino das fotografias no século XXI diante dos excessos visuais? Através deste seminário Fabiana Bruno propõe repensar horizontes e refletir sobre como as fotografias estabelecem intersecções entre os diferentes campos de conhecimento e constituem modos singulares de conhecer mundos.
Bio:
Fabiana Bruno é doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e pós-doutora em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. É cofundadora e pesquisadora do LA’GRIMA-IFCH/Unicamp (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem) e pesquisadora colaboradora do Departamento de Antropologia do IFCH/Unicamp. Obteve o Prêmio Capes de Melhor Tese da área de Ciências Sociais Aplicadas (2010). Idealizadora e coordenadora de projetos e conteúdo do ACHO – Arquivo coleção de Histórias Ordinárias, em Campinas. É orientadora, curadora e editora de projetos artísticos e de fotografia, curadorias de exposições e fotolivros, em parceria com o Ateliê Fotô e Fotô Editorial, editora com sede em São Paulo.
14h30 ELAINE PESSOA
Livros, Processos e Arquivos
A partir da sua mais recente pesquisa, a artista e pesquisadora brasileira, Elaine Pessoa falará das narrativas dos Naturalistas e Viajantes que partiram em missões oficiais à América para descrever, relatar e classificar as maravilhas de um novo mundo ainda por descobrir. Iniciado pelos escritos de Alexander Von Humboldt o projeto pretende aprofundar sobre como a natureza é relatada pelos viajantes do século XVI, principalmente relatos da Fauna e Flora Brasileira e como estes relatos contribuíram para a construção de saberes. A intenção é cruzar e amalgamar com fotografias do seu acervo produzidas em diversas regiões do Brasil.
Bio
Elaine Pessoa (São Paulo,1968) Artista Visual vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Pós-Graduada em Fotografia pela Faap/SP, cursou disciplinas sequenciais de Artes Plásticas na Faap/SP também formada em Farmácia Industrial e Pós- graduada em Administração de Produção pela Fundação Vanzolini Poli/USP-SP. Tem 5 fotolivros publicados Tempo Arenoso (2015), Nimbus (2016), Paysages (2017); 100 # fim (2019); Los Cerros (2020). Sócia da Fotô Editorial, onde atua na coordenação, produção e supervisão de processos e difusão de fotolivros em âmbito nacional e internacional.
- Criado em .
- Última atualização em .