Exposição com curadoria de Docente de Fotografia

EU NÃO SOU ELA "Eu não sou ela" é uma exposição de Eunice Gonçalves Duarte e curadoria de Orlando Franco, professor da licenciatura em fotografia da Universidade Lusófona.

Instalação de vídeo sobre o ritual de passagem para maternidade.

Uma viagem ao universo das oldmedia, que coloca em destaque a imagem da mulher-mãe através de uma narrativa visual, contada em vários ecrãs de diferentes tipologias. A narrativa desenrola-se de forma não-linear cuja ação aparece fragmentada em pequenos vídeos de 30-40 segundos. Os vídeos combinam excertos de filmes de família encontrados em bancos de imagem e imagens de arquivo de família da artista, misturando-se a ficção com a autobiografia.

Por entre os diversos ecrãs viajam pequenos vídeos pertencentes à memória afetiva de uma mulher; através deles assiste-se ao confronto das suas imagens pessoais com as imagens da sua mãe antes de ser mãe. Esse confronto leva a um questionamento da maternidade enquanto círculo que encera as mulheres nos mesmos gestos, nas mesmas tarefas, exigindo-lhes até o mesmo comportamento, apesar de separadas em décadas.

Eunice Gonçalves Duarte é artista e investigadora no campo das artes performativas. É graduada em Teatro Contemporâneo Pela University College Dublin e atualmente é estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra. O seu trabalho cruza as artes performativas com as artes visuais e tecnológicas. Nos últimos anos tem-se dedicado à investigação do uso de meios tecnológicos digitais na criação artística, recuperando técnicas de produção de imagem consideradas obsoletas.

Tem apresentado trabalho artístico em diversos países europeus, nos Estados-Unidos e México, e em diferentes instituições, das quais destaca o M[i]MO – Museu da Imagem em Movimento (Leiria, Portugal), Komplot Gallery (Bruxelas, Bélgica), MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa, Portugal), National Theatre of Wales (Cardiff, País de Gales), Theatre of Changes (Atenas, Grécia), V&AM/Digital Futures (Londres/RU), Abbey Theatre (Dublin, Irlanda), Crossley Gallery, Dean Clough (Halifax/RU), Women’s Voices Now (LA/USA), Helios Sun Petry Film Festival (Cidade do México/México) e Oaxaca Film Festival (Oaxaca/México).

O curador, Orlando Franco é professor universitário no Instituto Politécnico de Leiria e Universidade Lusófona, artista e curador, dedicado à área da imagem e da perceção da imagem. Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD-Caldas da Rainha, frequentou o programa Erasmus na Faculdade Belas Artes de Salamanca, Pós-graduação em Teorias da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, frequentou o programa de projeto individual no Ar.Co e é atualmente doutorando em Artes dos Media na Universidade lusófona.

Tem uma atividade plural no campo das artes visuais, como artista visual, projetos de curadoria, professor e mediador cultural. Colabora com instituições de ensino (Leciona no curso de fotografia da Universidade Lusófona e na ETIC) e museológicas, (destaca a colaboração com os serviços educativos do CCB e Museu Coleção Berardo).

No seu trabalho explora os meios do vídeo, instalação, imagem (fixa e com movimento) e desenho.

Já esteve representado no BAG com a exposição “aware”, na projectroom 2021.

EU NÂO SOU ELA pode ser visitada até 12 de fevereiro, todos os dias da semana, das 09h às 12h30 e das 14h às 18h.

Estão planeados eventos paralelos que irão decorrer durante o período da exposição, como conversas e oficinas.

As visitas guiadas devem ser agendadas previamente através dos contatos abaixo.

 

Entrada livre.

 

Para mais informações:

bancodasartesgaleria@cm-leiria.pt

244 839 619

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.