Quatro filmes DocNomads viajam até França
Três filmes do mestrado internacional DocNomads foram exibidos na competição New Talent do FIPADOC – Festival Internacional de Cinema Documental de Biarritz, realizado em França de 24 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2025. Os filmes selecionados foram:
BUSINESS AS USUAL, de Pedro Vinicius (Brasil), com 24 minutos de duração. Este documentário oferece um olhar satírico sobre a crise habitacional em Lisboa, destacando como o turismo em massa e a falta de infraestruturas estão a transformar a cidade num grande estaleiro de construção e num ponto ideal para a especulação imobiliária.
BLUE, de Ana Vîjdea (Roménia), com 21 minutos. O filme proporciona uma visão intimista sobre as complexas dinâmicas de uma família romena expatriada a viver na Bélgica, onde a obediência é obrigatória e as emoções são tão imprevisíveis quanto o mar.
HOME IS 1117 KM AWAY, de Marta Smerechynska (Ucrânia), com 14 minutos. Este documentário segue Maria, que foi forçada a deixar a Ucrânia e procura uma colega de quarto em Budapeste. As conversas com potenciais companheiras sobre a convivência transformam-se em diálogos sobre o sentimento de lar e solidão, evoluindo para uma troca de experiências pessoais sobre a guerra e o deslocamento.
Além disso, READING YOU, de Angeline Teh (Malásia), com 14 minutos, foi selecionado para a Competição Oficial do 47.º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que decorre de 1 a 8 de fevereiro de 2025, em França. O filme é uma imersão nas memórias onde a ausência de uma pessoa se faz sentir. Através dos diários deixados pela mãe da realizadora há 20 anos, a obra tenta reconciliar-se com a decisão da mãe de tirar a própria vida.
- Criado em .
- Última atualização em .