Lusófona Presente no Doha Film Festival 2025
A Universidade Lusófona esteve representada no Doha Film Festival, que decorreu entre 23 e 28 de novembro de 2025, no Qatar. A participação, a cargo de Rafael Antunes, integrou a programação oficial do evento, abrangendo conferências, sessões de cinema e encontros profissionais com agentes da indústria cinematográfica.
Um dos eixos centrais da presença no festival foi a promoção do projeto Pathfinder. Durante os momentos de networking com profissionais do setor audiovisual e do meio académico da região, foram discutidas perspetivas para colaborações futuras.
A participação estendeu-se ao EU Youth Short Films Festival – Frames, Reframed, evento organizado pela Delegação da União Europeia no Qatar. Nesta edição, o foco incidiu no contacto com jovens realizadores e instituições de ensino, reforçando a divulgação do projeto Pathfinder junto destas entidades.
A agenda incluiu ainda o acompanhamento da sessão “Made in Qatar – Short Films Programme”, dedicada à produção cinematográfica local, e a presença no concerto de Gustavo Santaolalla com a Qatar Philharmonic Orchestra. O contacto direto com o trabalho deste compositor, vencedor de dois prémios Óscares, e com outros profissionais da indústria permitiu a atualização de conhecimentos sobre as tendências do cinema contemporâneo.
A presença no Doha Film Festival 2025 permitiu a consolidação de contactos internacionais e a apresentação de projetos da Universidade Lusófona em novos mercados. O estabelecimento de parcerias concretas resultantes destes encontros será avaliado e comunicado à medida que as conversações com as instituições locais avançarem para fases de formalização.
- Criado em .
- Última atualização em .
