Great Artists on Campus 5#

O Departamento de Cinema e Artes dos Media (DCAM) da Universidade Lusófona apresenta a 5.ª edição do seu ciclo de conferências com artistas contemporâneos. Este fórum anual consolida-se como um espaço privilegiado de reflexão, onde a academia e a prática artística se cruzam para debater as linguagens, os processos e os desafios da criação no século XXI.

O programa deste ano destaca-se pela sua transversalidade, reunindo nomes cimeiros de áreas tão distintas como as artes plásticas, a fotografia, o design de moda, a arquitetura e a performance. Ao longo de três meses, o auditório da Universidade transforma-se num laboratório de ideias, recebendo figuras como Pedro Cabrita Reis, Carlos Bunga, João Penalva e Silvestre Pestana, cujas obras desafiam os limites da matéria e do espaço. A cultura visual e a sátira social estarão presentes através de vozes como a de Wasted Rita, enquanto a fotografia e a imagem documental serão exploradas por António Júlio Duarte, Rita Lino e Miguel Figueira.

O ciclo destaca também a relação intrínseca entre o corpo e o ecrã, com a presença da realizadora Luciana Fina, e a interseção entre o pensamento filosófico e a estética, proposta por Maria Filomena Molder. Do design de moda à arquitetura experimental, com Lidija Kolovrat, Eduarda Abbondanza e Didier Fiuza Faustino, o evento propõe uma visão holística das artes contemporâneas.

O culminar desta edição acontece a 13 de Maio, com o evento MULTIPLEX dedicado a Meg Stuart. Numa parceria exclusiva com a Culturgest, este dia será inteiramente focado na obra da coreógrafa e realizadora, incluindo o screening The Films e uma masterclass na Lusófona, encerrando-se com uma conversa e a estreia da obra Sulphur Edges na Culturgest.

Este ciclo reafirma o compromisso do DCAM em aproximar os estudantes dos protagonistas da cena artística atual, promovendo um diálogo crítico essencial para a formação nas artes dos media.

10 Fevereiro 15h | Pedro Cabrita Reis

16 Fevereiro 18h | Carlos Bunga

24 Fevereiro 15h | Wasted Rita

2 Março 18h | Musa paradisíaca 

3 Março 15h | António Júlio Duarte

10 Março 15h | Miguel Marquês (Alumnus Lusófona)

16 Março 18h | Miguel Figueira

24 Março 15h | Eduarda Abbondanza

13 Abril 18h | Cláudia R. Sampaio

14 Abril 15h | João Penalva

21 Abril 15h | Lidija Kolovrat

23 Abril 15h | Silvestre Pestana

27 Abril 18h | Luciana Fina + exibição de Sempre 

28 Abril 15h | Didier Fiuza Faustino

5 Maio 15h | Maria Filomena Molder

11 Maio 18h | Rita Lino

Sessão MULTIPLEX

13 Maio Meg Stuart [MULTIPLEX] parceria com Culturgest

Universidade Lusófona:

  • 11h Meg Stuart: Exibição The Films
  • 15h Masterclass

Culturgest

  • 19h Conversa com Meg Stuart seguida de estreia Sulphur Edges
  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

International Studies + Comunicação

Localização
Edifício L, sala 0.6

International Studies
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt
Hind Kammourieh
hind.kammourieh@ulusofona.pt
Paula Cardoso Martins
paula.cardoso.martins@ulusofona.pt
Comunicação
Anna Coutinho
cinemaeartes@ulusofona.pt
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

International Studies + Comunicação

  • Segunda a Sexta
    10h30-13h e 15h-18h

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2025 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.