Over & Out 2019

Filipe Henriques

Quem é...

Filipe Henriques é alumnus do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, terminado há cerca de 15 anos. O seu percurso é exemplo de persistência, determinação e solidez.

O que foi a tua passagem pela Lusófona?

Desde pequeno, sempre soube o que queria ser quando crescesse: dominar a arte de contar histórias. Para mim, fazer cinema é isso, contar boas histórias, que envolvam. Sendo que contar uma história é já por si das coisas mais difíceis e, em cinema, talvez ainda mais porque requer trabalho árduo, determinação e criatividade; a eleição da Universidade Lusófona foi exactamente com o propósito de adquirir a habilidade de subjugar a arte de expor as ideias entrelaçadas que nublavam a minha mente numa ou várias histórias lógicas. Foram 4 anos de aprendizagem, de um caminho por vezes árduo, onde absorvia conhecimento e logo a seguir era “forçado” a expô-lo na criação de produções cinematográficos ao longo dos 4 anos, sistematicamente a fazer cinema. “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”, já dizia Aristóteles! Quatro anos feitos com muito amor e que deram frutos. Resultado de uma mentalidade resistente, e de um mindset saudável, mas sobretudo de uma equipa de docentes competente e estável, em que as funções de cada elemento se encaixavam na perfeição ao seu perfil.

Qual o impacto que o curso teve na tua vida ao nível profissional?

A vida é repleta de dúvidas. Mas a certeza de ter feito a escolha em estudar Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona é por si só uma recompensa moral indiscutível. Revelou ser a escolha acertada para progredir a nível profissional. Ditou o início de um percurso profissional como realizador, argumentista e sonoplasta, há quase 15 anos, nas produtoras Plural Entertainment Portugal S.A, Warner Bros, entre outras. Estou muito feliz de o ter feito.

Coordenação Pedagógica

International Studies + Comunicação

Localização
Edifício L, sala 0.6

International Studies
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt
Hind Kammourieh
hind.kammourieh@ulusofona.pt
Paula Cardoso Martins
paula.cardoso.martins@ulusofona.pt
Comunicação
Anna Coutinho
cinemaeartes@ulusofona.pt
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

International Studies + Comunicação

  • Segunda a Sexta
    10h30-13h e 15h-18h

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2025 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.