Uma semana vitoriosa para a Lusófona

Uma semana de Vitórias e afirmação nacional e internacional do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona.

Esta foi uma semana ímpar na vida do nosso departamento de Cinema e Artes dos Media. No ano em que se comemoram 20 anos da entrada em funcionamento da nossa licenciatura em Cinema, vimos serem aprovadas várias candidaturas do nosso departamento a projetos nacionais e internacionais que irão moldar o desenvolvimento do departamento de Cinema e Artes dos Media ao longo da próxima década. A primeira notícia fantástica que recebemos no início desta semana, foi a da aprovação do nosso projeto FILMEU para a criação de uma Universidade Europeia de Cinema e Artes dos Media. Submetido no âmbito do novo programa europeu “Universidades Europeias” – um novo programa europeu que pretende promover a criação das Universidades Europeias do futuro – o projeto liderado pela Universidade Lusófona em parceria com a SZFE – Universidade de Artes de Budapeste, Sint-Lukas de Bruxelas e IADT de Dublin, pretende criar uma estrutura europeia de formação e investigação em cinema e artes dos media, apta a competir à escala internacional e a assumir-se como um líder a nível europeu nestas áreas de formação. O financiamento imediato adquirido para esta primeira fase de criação da Universidade Europeia é de 5 milhões via Erasmus + e mais 2 milhões de euros via H2020. É importante mencionar que a nossa candidatura foi aprovada com a excelente nota de 88/100. Já a meio da semana recebemos a notícia da aprovação de mais duas candidaturas nossas a um outro programa europeu, o programa de mestrados europeus Erasmus Mundus. Neste caso tivemos a ótima notícia da aprovação da candidatura do mestrado Kino Eyes, o nosso mestrado internacional em produção e realização cinematográfica onde a Universidade Lusófona lidera um consórcio que também integra a Tallin University da estónia, o IADT da Irlanda e a Napier University do Reino Unido, para além da Universidade de Griffith na Austrália, bem como do mestrado Doc Nomads em realização para documentário, onde a Universidade Lusófona participa num consórcio liderado pela SZFE de Budapeste e que também integra a Sint-Lukas de Bruxelas. Cada uma destas nossas propostas viu ser-lhe atribuído um financiamento superior a 4 milhões de euros. Finalmente, e já mais perto do final da semana, recebemos a confirmação oficial dos resultados finais do concurso de financiamento do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual a cursos de formação em Cinema e Audiovisual, que mais uma vez foi vencido pela Universidade Lusófona – o nosso departamento ficou sempre sempre classificado em primeiro lugar desde que o ICA criou este concurso há vários anos. Este é um programa de financiamento essencial para o departamento, na medida em que é daqui que são financiadas as produções dos nossos alunos, e a obtenção deste primeiro lugar garantiu o financiamento máximo a concurso para a Universidade Lusófona.

Todos estes resultados são ótimas notícias que consolidam ainda mais o projeto do departamento de Cinema e Artes dos Media e aumentam exponencialmente a dimensão internacional e o impacto do nosso trabalho. Estes resultados também vêem inequivocamente confirmar o DCAM e a Universidade Lusófona como a principal escola de Cinema e Artes dos Media em Portugal e um ator de relevo no panorama europeu de formação nesta área. Estamos todos de parabéns

Coordenação Pedagógica

Projetos de Cooperação

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

Projetos de Cooperação

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2020 Cinema e Artes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.