Mestrados

Artes da Animação

Direção
Professor Doutor Paulo Viveiros
p975@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Inês Teixeira
ines.teixeira@ulusofona.pt

O mestrado em Artes da Animação é um curso de dois anos que privilegia a criatividade e a experimentação no cruzamento da animação com outras formas de expressão artística. Os alunos têm a possibilidade de obter o seu diploma com um filme de animação, ou um projeto experimental ou científico. O mestrado proporciona um ambiente único de imersão na produção de cinema de animação.

A licenciatura e o mestrado na área do cinema de animação do Departamento de Cinema e Artes dos Média produzem em média, em cada ano letivo, uma hora e meia de animação que tem sido objeto de notável reconhecimento nacional e internacional como o comprovam os vários prémios ganhos no passado recente por alunos dos cursos.

Mais informação

Design

Direção
Professor Doutor António da Cruz Rodrigues
antonio.rodrigues@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Rita Carvalho
rita.fontes.carvalho@ulusofona.pt

Agregados sob a marca DELLI – Design Lusófona Lisbon, o DCAM oferece uma licenciatura e um mestrado em design que têm como principal objetivo promover junto dos alunos a procura e a obtenção de uma singularidade criativa. O processo de ensino do DELLI foca-se naquilo que é essencial para a atividade do design: experimentação, autonomia de pensamento crítico e relação íntima com as práticas artísticas. O principal objetivo é incutir nos alunos a compreensão e a utilização efetiva em contexto de projeto, dos princípios de uma linguagem do design que explore e conceptualize ideias que possam contribuir positivamente para novas estratégias de intervenção social com consequências económicas e societais. 

Mais informação

DocNomads

Direção
Professor Victor Candeias
victor.candeias@gmail.com
Coordenação Pedagógica
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

O DOC NOMADS é um programa de mestrado internacional promovido por um consórcio de três escolas de cinema europeias: Portugal (ULHT/DCAM), Hungria (SFEZ/BUDAPESTE) e Bélgica LUCA/BRUXELAS) e apoiado pela União Europeia.

Todos os anos diferentes estudantes de todo o mundo circulam entre Lisboa, Bruxelas e Budapeste, imersos em diferentes ambientes culturais, onde aprendem a fazer uso das suas competências artísticas fora dos seus contextos sociais habituais.

O curso é lecionado em inglês e adota uma abordagem eminentemente prática. O currículo exclusivo e o corpo docente de apoio do DOC NOMADS visam expandir as competências e a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo que fornecem uma formação integrada que combina o foco nas artes com práticas contemporâneas de produção de filmes.

Mais informação Página de Facebook

Estudos Cinematográficos

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
mjdamasio@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Inês Santa
ines.santa@ulusofona.pt

O curso de mestrado em Estudos Ciematográficos é um programa de dois anos ministrado em Português que forma alunos nas áreas centrais de desenvolvimento e produção cinematográfica, cobrindo os principais aspetos teóricos e conceituais do campo. Este curso é concebido como uma formação destinada a estudantes com menor conhecimento técnico e artístico prévio, mas com interesse em todas as áreas relacionadas com a experiência de criação e realização cinematográfica. O mestrado promove a produção de trabalhos quer de ficção quer de documentário e os alunos são encorajados a explorar o seu ethos individual bem como as suas competências técnicas e artísticas.

Mais informação

Kino Eyes

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
mjdamasio@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

O KEM é um programa de mestrado original que visa promover novas oportunidades de ensino e aprendizagem para os estudantes nas áreas de ficção cinematográfica e estudos da criatividade. Este curso de mestrado de dois anos é um programa altamente intensivo apoiado pela União Europeia e que confere um grau conjunto de três Escolas Europeias de Cinema: Universidade Lusófona, Departamento de Cinema e Artes dos Media, em Lisboa, Escola de Cinema do Báltico - BFM na Universidade de Tallinn ena estónia e Screen Academy Scotland na Universidade Napier em Edimburgo, Reino Unido. O programa incorpora um esquema de mobilidade único e visa a educação de profissionais criativos e artísticos em todas as áreas de especialização que o programa abrange, nomeadamente: realização, produção, argumento, edição, som e cinematografia.

Mais informação Página de Facebook

Produção e Tecnologias do Som

Direção
Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
luis.claudio.ribeiro@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Inês Teixeira
ines.teixeira@ulusofona.pt

O curso de mestrado está pedagogicamente desenhado para fornecer conhecimentos, aptidões e competências que se constituem como valências fundamentais no mercado de trabalho e na investigação. Nas UCs é usado uma metodologia de avaliação teórica, teórico-prática ou de orientação tutorial, que possibilita aos alunos o acompanhamento dos conteúdos e a aquisição de práticas usuais na área da produção sonora e nos estudos do som.

O conjunto dos programas das unidades curriculares foi escolhido para especialização, com ganho de competências e aptidões, no uso do som como elemento central de criação e difusão de propostas artísticas em diferentes suportes.

Mais informação

RE:Anima

Direção
Professor Doutor Paulo Viveiros
p975@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

The program has an original mobility scheme that takes the students on an educational and creative journey from Belgium, where they will explore the foundations of narrative animation filmmaking, to Finland, where they will strengthen their technical and artistic animation skills and experiment with the craft, to Portugal, where they will use the tools of animation to depict and reflect upon reality, using the processes of animation as a form of documenting the world and act upon it.

Throughout the four semesters the students will acquire differentiated competences, explore diverse methods and approaches, while at the same time working on their graduation animation projects. These projects can take the form of fiction, documentary or experimental animation of a various nature that combine techniques and multidisciplinary approaches.

Mais informação Página de Facebook

Coordenação Pedagógica

Projetos de Cooperação

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

Projetos de Cooperação

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2020 Cinema e Artes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.