Mestrados

Artes da Animação

Direção
Professor Doutor Paulo Viveiros
p975@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Inês Teixeira
ines.teixeira@ulusofona.pt

O mestrado em Artes da Animação é um curso de dois anos que privilegia a criatividade e a experimentação no cruzamento da animação com outras formas de expressão artística. Os alunos têm a possibilidade de obter o seu diploma com um filme de animação, ou um projeto experimental ou científico. O mestrado proporciona um ambiente único de imersão na produção de cinema de animação.

A licenciatura e o mestrado na área do cinema de animação do Departamento de Cinema e Artes dos Média produzem em média, em cada ano letivo, uma hora e meia de animação que tem sido objeto de notável reconhecimento nacional e internacional como o comprovam os vários prémios ganhos no passado recente por alunos dos cursos.

Mais informação

Design

Direção
Professor Doutor António da Cruz Rodrigues
antonio.rodrigues@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Rita Carvalho
rita.fontes.carvalho@ulusofona.pt

Agregados sob a marca DELLI – Design Lusófona Lisbon, o DCAM oferece uma licenciatura e um mestrado em design que têm como principal objetivo promover junto dos alunos a procura e a obtenção de uma singularidade criativa. O processo de ensino do DELLI foca-se naquilo que é essencial para a atividade do design: experimentação, autonomia de pensamento crítico e relação íntima com as práticas artísticas. O principal objetivo é incutir nos alunos a compreensão e a utilização efetiva em contexto de projeto, dos princípios de uma linguagem do design que explore e conceptualize ideias que possam contribuir positivamente para novas estratégias de intervenção social com consequências económicas e societais. 

Mais informação

DocNomads

Direção
Professor Victor Candeias
victor.candeias@gmail.com
Coordenação Pedagógica
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

O DOC NOMADS é um programa de mestrado internacional promovido por um consórcio de três escolas de cinema europeias: Portugal (ULHT/DCAM), Hungria (SFEZ/BUDAPESTE) e Bélgica LUCA/BRUXELAS) e apoiado pela União Europeia.

Todos os anos diferentes estudantes de todo o mundo circulam entre Lisboa, Bruxelas e Budapeste, imersos em diferentes ambientes culturais, onde aprendem a fazer uso das suas competências artísticas fora dos seus contextos sociais habituais.

O curso é lecionado em inglês e adota uma abordagem eminentemente prática. O currículo exclusivo e o corpo docente de apoio do DOC NOMADS visam expandir as competências e a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo que fornecem uma formação integrada que combina o foco nas artes com práticas contemporâneas de produção de filmes.

Mais informação Página de Facebook

Estudos Cinematográficos

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
mjdamasio@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Inês Santa
ines.santa@ulusofona.pt

O curso de mestrado em Estudos Ciematográficos é um programa de dois anos ministrado em Português que forma alunos nas áreas centrais de desenvolvimento e produção cinematográfica, cobrindo os principais aspetos teóricos e conceituais do campo. Este curso é concebido como uma formação destinada a estudantes com menor conhecimento técnico e artístico prévio, mas com interesse em todas as áreas relacionadas com a experiência de criação e realização cinematográfica. O mestrado promove a produção de trabalhos quer de ficção quer de documentário e os alunos são encorajados a explorar o seu ethos individual bem como as suas competências técnicas e artísticas.

Mais informação

Kino Eyes

Direção
Professor Doutor Manuel José Damásio
mjdamasio@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Pedro Caetano
pedro.caetano@ulusofona.pt

O KEM é um programa de mestrado original que visa promover novas oportunidades de ensino e aprendizagem para os estudantes nas áreas de ficção cinematográfica e estudos da criatividade. Este curso de mestrado de dois anos é um programa altamente intensivo apoiado pela União Europeia e que confere um grau conjunto de três Escolas Europeias de Cinema: Universidade Lusófona, Departamento de Cinema e Artes dos Media, em Lisboa, Escola de Cinema do Báltico - BFM na Universidade de Tallinn ena estónia e Screen Academy Scotland na Universidade Napier em Edimburgo, Reino Unido. O programa incorpora um esquema de mobilidade único e visa a educação de profissionais criativos e artísticos em todas as áreas de especialização que o programa abrange, nomeadamente: realização, produção, argumento, edição, som e cinematografia.

Mais informação Página de Facebook

Produção e Tecnologias do Som

Direção
Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
luis.claudio.ribeiro@ulusofona.pt
Coordenação Pedagógica
Inês Teixeira
ines.teixeira@ulusofona.pt

O curso de mestrado está pedagogicamente desenhado para fornecer conhecimentos, aptidões e competências que se constituem como valências fundamentais no mercado de trabalho e na investigação. Nas UCs é usado uma metodologia de avaliação teórica, teórico-prática ou de orientação tutorial, que possibilita aos alunos o acompanhamento dos conteúdos e a aquisição de práticas usuais na área da produção sonora e nos estudos do som.

O conjunto dos programas das unidades curriculares foi escolhido para especialização, com ganho de competências e aptidões, no uso do som como elemento central de criação e difusão de propostas artísticas em diferentes suportes.

Mais informação

Coordenação Pedagógica

Projetos de Cooperação

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

Projetos de Cooperação

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2018 Cinema e Artes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.