Giuliana Bruno

Sobre Giuliana Bruno

GIULIANA BRUNO é Emmet Blakeney Gleason Professora de Estudos Visuais e Ambientais da Universidade de Harvard. A Professora Bruno é conhecida pela sua pesquisa em torno das interseções das artes visuais, arquitetura, cinema e media. O seu novo livro, "Superfície: Matérias de Estética, Materialidade e Media", publicado pela University of Chicago Press, em 2014, será traduzido em chinês. O seu livro seminal "Atlas da Emoção: Viagens pela Arte, Arquitetura e Cinema" (Verso, 2002) ganhou em 2004 o prémio Kraszna-Krausz Book Award de melhor livro do mundo sobre a imagem em movimento, e foi nomeado como "Livro do Ano de 2003 pelo Guardian.

O seu livro mais recente, "Intimidade Pública: Arquitetura e Artes Visuais", publicado pela MIT Press em 2007, foi traduzido na Europa e na Ásia. Por "Um passeio ao longo de um mapa em ruínas" (Princeton University Press, 1993), uma viagem através da modernidade e da memória cultural, ganhou o prémio anual da Sociedade de Cinema e Estudos dos Media para melhor livro de estudos em cinema. A Professora Bruno contribuiu para inúmeras monografias sobre arte contemporânea, incluindo Isaac Julien para o Museu de Arte Moderna (2013), Jane e Louise Wilson (2004), Chantal Akerman (MHKA, 2012), Jesper ¿Para Bienal de Veneza 2013¿ (e MAC / VAL, 2012), e catálogos de exposições do Museu Reina Sofia e o Museu Solomon R. Guggenheim. Escreve com frequência sobre arte e arquitetura para livros internacionais, como Cidades Automáticas: O Imaginário Arquitetónico na Arte Contemporânea" (Museu de Arte Contemporânea, San Diego, 2009), "Espaço" (Museu MAXXI para as Artes de Séc. XXI, Roma, 2010), e Ruínas (MIT Press e Whitechapel Gallery, 2011). Professora Bruno dá palestras em universidades e museus a nível internacional, incluindo, recentemente, a Academia de Ciências Sociais de Xangai, o Museu Judaico de Berlim, o Centro de Dia para as Artes, o Museu de Arte Moderna, o Tate Modern e o Museu do Louvre. É também uma figura de destaque em ¿Cultura Visual: Entrevistas com Principais Pensadores como um dos trabalhos intelectuais mais influentes nos dias de hoje em estudos visuais (Sage, 2008).

Lessons in Art, Film, Video and Multimedia

As Lessons in Art, Film, Video and Multimedia são um projeto pedagógico cujo principal objetivo é disponibilizar ao público em geral os testemunhos, a experiência e o trabalho de vários profissionais de referência não só em Portugal mas em todo o espaço Europeu.

Esta coleção em livre acesso representa também um contributo para um debate e uma reflexão em torno das artes da imagem em movimento.

Lessons in Film, Art and Multimedia are a didactic project

The main goal of the project is to make available to the general audience a set of training and didactic materials, namely interviews and classes, from relevant European and International professionals and creators. Enjoy!

Team

Equipa de alunos | Studentes involved
André Alexandre, Ana Sofia Penaforte, Bernardo Lopes, Bruno Mangas, Carlos Magalhães, César Santos, Cyril Santos, Diana Amaro, Fábio Gonçalves, Gabriel Oliveira, Joana Linhares, Jorge Pereira, Liliana Gonçalves, Mariana Costa, Miguel Saraiva, Pedro Arial, Tiago Galvão
Professores | Teachers
Edmundo Cordeiro, Filipe Luz, Filipe Roque do Vale, Gonçalo Galvão Teles, Jorge Paixão da Costa, João Antero, José Gomes Pinto, Manuel José Damásio, Paulo Viveiros, Rodrigo Peixoto, Vitor Candeias
Edição | Editing
Jorge Amorim
Produção | Production
Luis Santos e Paulo Ferreira