• Entrada
  • Notícias
  • Looking China-Mandámos 10 alunos à China fazer 10 filmes em 10 dias

Looking China-Mandámos 10 alunos à China fazer 10 filmes em 10 dias

A Universidade Lusófona foi uma das escolas de cinema convidadas para a edição de 2015 do Looking China, uma organização da AICCC (Association for the International Communication of Chinese Culture) e BNU (Beijing Normal University).

Sob a orientação do Professor Gonçalo Galvão Teles, dez alunos da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, do Mestrado em Estudos Cinematográficos e Programa Essemble, oriundos de Portugal, Brasil, Itália e Bélgica, deslocaram-se à cidade de Qingdao com o objectivo de descobrir a cultura chinesa e retratá-la num documentário de 10 minutos.

Subordinado ao tema “Individual, Family, Nation”, os nossos alunos tiveram 5 dias para filmar e 5 dias para editar 10 documentários, que foram depois apresentados perante uma plateia cheia na cerimónia de encerramento na Universidade de Qingdao.

O resultado? Um convite para participar na edição de 2016 e 10 filmes que podem ser vistos já esta sexta-feira, dia 19 de Junho, às 18h no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

Eis a lista dos alunos e respectivos filmes:


"Like a Tree" - Joana Sousa - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia - Trailer aqui

Sinopse: O documentário curto que tem como tema a cultura familiar tradicional da China e escolhe como ponto de partida as crianças e pessoas mais velhas. Este filme realizado por Joana Maria Sousa ilustra profundamente a herança da cultura familiar Chinesa.
"Shandong Chefs" - Jacopo Wassermann - Mestrado em Estudos Cinematográficos

Sinopse: O documentário acompanha a vida profissional e familiar de quatro chefs que trabalham em Qingdao, dedicando-se à cozinha tradicional da região Shandong, procurando perceber porque se tornaram cozinheiros e se ficaram satisfeitos com a sua escolha de vida.

"The Scent of Laoshan" - Sofia Egipto - Mestrado em Estudos Cinematográficos

Sinopse: O filme mostra um dia na vida de Jing, uma padeira que trabalha com sua família no distrito de Laoshan. Jing e suas empregadas colhem o famoso chá verde de Laoshan e fazem o típico damantou, um pão cozido à vapor. Na primavera, Jing participa de um concurso que contempla os pães mais originais do distrito. O resultado do trabalho desta mulher são os aromas mais surpreendentes.
"Yuan Yuan" - Bernardo Lopes - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia - Trailer aqui

Sinopse: YUAN YUAN retrata a vida de Nina e Li, um casal que vive nos subúrbios de Qingdao mas trabalha no centro da cidade. Com carreiras e um casamento sólidos, têm a sua filha de três anos como o centro da sua vida. Com uma narrativa crhonolófica e linear, YUAN YUAN apresenta este triângulo familiar como uma representação fiel da comunidade desta cidade chinesa e do seu desejo em ultrapassar as dificuldades de se estar separado do que nos é mais próximo e de quem amamos.

"Smell & Taste" - Tiago Melo Bento - Mestrado em Estudos Cinematográficos - Trailer aqui

"Chopsticks – Yin & Yang in Qingdao" - Pedro Canavilhas - Mestrado em Estudos Cinematográficos


"Such is Life" - André Mendes - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

"Portraits" - Rita Laranjeira - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia


"Dew and Lightning" - Robin Bervoets - Programa Essemble – Luca School of the Arts, Brussels

"Painting" - Zeno De Ridder Programa Essemble – Luca School of the Arts, Brussels

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

Projetos de Cooperação

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

Projetos de Cooperação

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2020 Cinema e Artes Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.