ULusófona integra o recém-aprovado CICC

A Universidade Lusófona (COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, C.R.L.) tem a honra de anunciar que faz parte do recentemente aprovado e reconhecido CICC - Cluster Indústrias Culturais e Criativas. A decisão foi oficializada através do Despacho n.º 2784/2025, emitido pelo Secretário de Estado da Economia e publicado a 28 de fevereiro de 2025.
O diploma de reconhecimento de quatro novos Clusters sublinha que esta iniciativa visa estimular a mobilização dos agentes económicos para uma partilha colaborativa de conhecimento. O objetivo é promover a eficiência coletiva em domínios como a investigação e desenvolvimento, a inovação, a capacitação, a internacionalização e a sustentabilidade dos recursos, conferindo à economia nacional um caráter cada vez mais global.
De acordo com o despacho, os Clusters de Competitividade desempenham um papel essencial para a economia e competitividade nacional, especialmente no contexto da transição para a neutralidade climática e da liderança digital.
A Universidade Lusófona junta-se a um prestigiado conjunto de entidades que compõem os órgãos sociais do CICC, incluindo a Fundação de Serralves, a TMG - Tecidos para Vestuário e Decoração, S.A., o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT - GNP), a Universidade Católica Portuguesa, a Mota-Engil, a Livraria Lello, a Alma Design, a Urbanmint Design, a Ageas Portugal, a Opium, a Ocupideias, a IB - Agência para a Dinamização Económica, E.M. e Santos Vaz, Trigo de Morais e Associados.
Atualmente, o Cluster conta com 132 associados, distribuídos da seguinte forma:
- 11 grandes empresas
- 32 Pequenas e Médias Empresas (PME)
- 42 Microempresas
- 2 fundações
- 22 associações
- 1 cooperativa
- 11 entidades do Sistema de Investigação e Inovação (SI&I)
- 7 municípios
- 4 associados individuais
Este conjunto de entidades representa um volume de negócios na exportação de 921.118.786,70 euros.
O CICC tem como missão promover um ambiente propício ao desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas, apoiando a criação, produção e distribuição de produtos e serviços inovadores, distintivos e disruptivos. A ambição é consolidar um ecossistema sustentável, diversificado e qualificado, que permita posicionar Portugal como uma referência de excelência, tanto a nível nacional como internacional, no setor das Indústrias Culturais e Criativas.
A Universidade Lusófona reafirma o seu compromisso com a inovação e a cultura, integrando esta iniciativa que promete fortalecer e impulsionar a economia criativa em Portugal.
- Criado em .
- Última atualização em .