Como foi ir à China fazer um documentário em 10 dias?
Aproveitando para anunciar que a Universidade Lusófona foi convidada, pela quarta vez consecutiva, a enviar alunos e um professor para uma viagem inesquecível à China, publicamos o relato do nosso aluno João Henrique Mestre que teve a sorte de fazer parte da equipa que viajou até Kumming em Abril de 2017, e cujo documentário "Survival Hands" venceu o 3º prémio do Golden Lenses Awards.
O departamento de cinema irá abrir candidaturas entre os alunos para seleccionar quem irá este ano, estejam atentos.
O nosso aluno da Licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia João Mestre tem participado em inúmeras oportunidades oferecidas pela Universidade Lusófona, entre elas o Looking China, um evento anual através do qual a AICCC e a BNU convidam escolas de cinema de referência a nível internacional, para selecionarem um conjunto dos seus alunos para visitarem a China e filmarem a sua cultura. Em 2017 João foi à China e o seu documentário já conquistou 3 prémios internacionais.
Podem ler o relato da sua experiência abaixo.
“Se tivesse de caracterizar a viagem à China diria que foi magnífica. Esta aventura, que começou com um ponto de vista de realização enviado por e-mail, tornou-se num marco importantíssimo na minha vida.
Quando viajo, normalmente trago comigo imensas experiências, faculdades aprimoradas, técnica... Desta vez também as trouxe, mas deixei ficar na China algo mais valioso. Parte de mim. É isto que distingue as viagens boas, das viagens perfeitas.
A viagem à China foi uma experiência única que levarei para sempre na minha vida. O facto de embarcar com um objetivo - fazer um documentário sobre a cultura Chinesa – e vê-lo cumprido, passando por todas as fases da sua produção, fazem de mim uma pessoa melhor.
A viagem à China abriu-me completamente os horizontes. Deu-me vontade de fazer mais pelo Cinema, fazer mais Cinema. Desenvolveu-me a habilidade de criar uma narrativa, filmar e juntar planos com os meus próprios meios e lançar tudo isso para o ecrã do cinema.
A partilha de experiências e toda a ajuda que me foi prestada durante esta aventura é também importante de referir. O auxílio prestado pelo professor é muito importante e ajuda-nos também a criar um grande e coerente projeto.
É muito prazeroso saber que cumprimos com o nosso dever e conseguimos reconhecimento com ele. Este documentário já correu o mundo e ganhou três prémios em Festivais de Cinema na Venezuela, em Lisboa e mais recentemente na China – O Golden Lenses Award, ficando em 3º lugar de entre os mais de 400 documentários que são feitos ao longo do projeto que decorre durante todo o ano para alunos das mais prestigiadas escolas de Cinema do mundo.
Para todos aqueles que ambicionam embarcar na aventura do Looking China 2018, não percam tempo. Esta será a melhor experiência das vossas vidas.”
João Henrique Mestre
Lisboa, 2018.
- Criado em .
- Última atualização em .