Conferência Visions of the Future - 30 e 31 de Janeiro
Visions of the Future: Cultura Visual Ibérica Depois da Democracia 1974 – 1998
Convidamos a participar na conferência “Visions of the Future”, co-organizada pela Universidade Lusófona/Delli e pelo MUDE - Museu do Design, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2025.
“Visions of the Future” é um projeto de investigação colaborativa que indaga o papel da comunicação visual na paisagem política única da Península Ibérica (e outros territórios em Espanha e Portugal) durante a sua transição para a democracia no final do século XX. O objetivo da conferência é explorar metodologias que contribuam para uma interpretação da emergência dos arquivos em design, indo além da perspetiva historicista e sequencial. Através do estudo da cultura visual e do design gráfico, esta conferência procura lançar luz sobre o legado diversificado e vibrante do património cultural na Península Ibérica, contribuindo para uma compreensão mais profunda deste período histórico e cultural crucial no sul da Europa.
Bilhetes e mais informação em:
https://visionsofthefutureconference.com/
Identidade gráfica: Leonor Bettencourt – Delli
Oradores convidados
German Labrador
Professor Emérito (ATRAE) do Conselho Superior de Investigações Científicas de Madrid, ligado ao Instituto de Língua, Literatura e Antropologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas de Madrid (CCSH-CSIC). Foi Professor na Universidade de Princeton até 2024 e Diretor de Atividades Públicas no Museu Reina Sofia de Madrid (2021-2023). Atualmente desenvolve um projeto de investigação sobre as relações entre cultura e democracia em Espanha (1868-2024). Acabou de ser o curador da exposição "Esperpento. Arte popular e revolução estética” (MNCARS, 2024). As suas publicações incluem "Guilty for Literature. Contracultura e imaginação política na transição espanhola” (Akal, 2017).
Wustavo Quiroga
Professor Emérito (ATRAE) do Conselho Superior de Investigações Científicas de Madrid, ligado ao Instituto de Língua, Literatura e Antropologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas de Madrid (CCSH-CSIC). Foi Professor na Universidade de Princeton até 2024 e Diretor de Atividades Públicas no Museu Reina Sofia de Madrid (2021-2023). Atualmente desenvolve um projeto de investigação sobre as relações entre cultura e democracia em Espanha (1868-2024). Acabou de ser o curador da exposição "Esperpento. Arte popular e revolução estética” (MNCARS, 2024). As suas publicações incluem "Guilty for Literature. Contracultura e imaginação política na transição espanhola” (Akal, 2017).
Catarina Simão
Artista visual e investigadora. Durante mais de 15 anos, viveu e trabalhou entre Moçambique e a Europa. Fortemente influenciada pelas narrativas da história e pela noção de Arquivo, Simão tem-se debruçado sobre a recuperação de fontes iconográficas e documentais da história contemporânea de Moçambique, a partir da região austral. Através da sua pesquisa sobre a Luta de Libertação e Independência de Moçambique, criou filmes e instalações como These Are the Weapons (2012), Mueda 79 (2013) e Ntimbe Caetano (2016). O seu trabalho inclui o restauro e a digitalização de filmes em risco de desaparecimento. Expõe internacionalmente em espaços como o Museu de Serralves, Reina Sofía, New Museum e nas Bienais de Istambul e do Quebeque. Em Moçambique, colabora com instituições, universidades e associações civis e, desde 2020, está envolvida no projeto “Lutar Por Cabo Delgado”. Atualmente, em Portugal, está a trabalhar na Sala Colonial com o Museu de Lamego e a Escola Secundária de Latino Coelho, onde problematiza um arquivo escolar colonial da época do Estado Novo.
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