Alumni

Associação de ex-alunos da Licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona.

André Agostinho

Licenciado em Cinema Vídeo e Comunicação Multimédia e mestrando em Estudos Cinematográficos pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atualmente é iluminador na RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e realizador de curtas-metragens, entre as quais se destaca Memórias em (Des)Construção, filme vencedor do prémio Shortcutz Melhor Documentário de 2013. Tem o desejo de dar a conhecer novos artistas e de criar um hábito cultural na população de Arruda dos Vinhos. O «Curt’Arruda» é o arranque para que esse sonho se torne possível.

André Inácio

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009, vertente de Multimédia, tem vindo a trabalhar essencialmente em Pós-Produção para Vídeo e Cinema, e na área de Motion Graphics.

Conta já com duas longas-metragens no seu currículo, Linhas de Wellington de Valeria Sarmiento e produzido por Paulo Branco, e RPG de Tino Navarro, onde foi o responsável em ambos os projectos pela equipa de Composição Digital e pelo trabalho de Rotoscopia, Chroma Keying, Composição e Motion Graphics.

Trabalha neste momento na Arqui300, como artista e responsável da área de Motion Graphics e Composição Digital.

Paralelamente, tem vindo também a desenvolver trabalho como freelancer na área de Motion Graphics, Pós-Produção e Composição.

Cyril Santos

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia está inscrito no primeiro ano do Mestrado em Estudos Cinematográficos. Há muitos anos colaborador do armazém do Departamento de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, Cyril participou em vários projetos da Universidade.  Mais recentemente tem trabalhado na área de Som em Publicidade, Documentário e Ficção.

Filipe Fonseca

Filipe Fonseca, diplomado da licenciatura em Animação Digital, foi o vencedor na competição de estudantes portugueses no Festival de Animação de Lisboa – Monstra, com o filme "A Ventoinha e o Candeeiro", resultado de um exercício feito para uma unidade curricular do segundo ano. O filme "Alda" no qual foi um dos realizadores tem sido exibido em vários festivais nacionais e internacionais com prémios na Monstra 14 para melhor curta de estudantes portuguesa, melhor curta de animação no MIFEC 14 e um Sophia de Animação em 2014.

Filipe Goulart

Sonoplasta, Compositor, Perchista, Director de Som, Engenheiro de Som, Técnico DCP`S. 

Filipe Goulart nasceu em 1987 nos Açores, mais concretamente na Ilha Terceira em Angra de Heroísmo,  reside e trabalha em Lisboa.

Depois de ter tirado curso de produção electrónica avançada, produção musical, técnico de som e Dj decidiu ingressar no ensino superior na Faculdade Lusófona  no curso CTS para aprofundar os seus conhecimentos em desenho de som, reunido todo esse Know-how ganho ao longo de 8 anos de formação académica em som e música, Filipe conseguiu ingressar no mercado cinematográfico Internacional com alguma facilidade, neste momento é Director de Som de uma produtora de conteúdos televisivos e cinematográficos de sucesso e está a fazer a direcção de som do seu 5º filme estrangeiro com origem no Canadá, já tendo feito outros filmes para Califórnia, New York, Qatar, Inglaterra e Japão e muitos outros projectos portugueses.

"Cinema is not supposed to be about just heading into one direction all the time, but it's true power is found in the diversity of sounds and styles in his belief." Filipe Goulart 

Hugo Maher

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009, trabalhou como editor e produtor de promos na Sony Pictures Entertainment, editor na Sic e trabalha atualmente para a Vubiquity em Londres como produtor.

Joana Mendes

Licenciada em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. Trabalha como freelancer desde 2010 em diferentes projectos de fotografia e vídeo. Como atriz trabalhou com diversos grupos de teatro concluindo mestrado em Artes Performativas: Interpretação. Atualmente reside em Londres onde trabalha como atriz e assistente de produção.

João Manso

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. Desde 2007 que trabalha como realizador, assistente de realização e editor de vídeo freelancer. Realizou e editou curtas-metragens, documentários e videoclips. Faz assistência de realização em cinema, televisão e publicidade.

Joel Rodrigues

Licenciado em Cinema Vídeo e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Já escreveu, realizou e produziu diversas curtas-metragens e está neste momento a preparar a sua primeira longa. Trabalha em televisão e audiovisuais no MEO e é a pessoa por detrás do programa semanal «Filmes do Mês» do canal MEO VideoClube. Em 2010, foi o responsável pela exibição da primeira curta-metragem de produção arrudense, «A Tua Última Morada», na festa de Halloween da Associação de Jovens local. O sucesso desse evento levou a que, desde então, se dedicasse a exibir cinema em Arruda dos Vinhos. O «Curt’Arruda» é o culminar dessa dedicação.

José Fernandes

José Fernandes nasceu em Armamar, Portugal (1979). Enquanto criança explorou nas proximidades, florestas, campos, rios e riachos. Após o ensino secundário, frequentou uma licenciatura em Antropologia que viria a abandonar para frequentar a licenciatura em Cinema, Video e Comunicação Multimédia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal. Depois da licenciatura seguiram-se uma série de estágios e experiências de trabalho em Italia, Angola, EUA, e Japão. Como realizador viu os seus filmes serem exibidos e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais. Recentemente (2014) foi artista residente em Taipei Artist Village, Taiwan e está neste momento a frequentar o mestrado DocNomads – Erasmus Mundos em Documentary Film Directing (2014 - 2016).

Leandro Ferrão

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009, tem vindo a trabalhar maioritariamente como Diretor de Fotografia em curtas-metragens, videoclips, documentários e publicidades. É membro da AIP - Associação de Imagem Portuguesa e já conta com muitos trabalhos no seu portfólio. 

Luís Campos Brás

Mestre em Estudos Cinematográficos, Luís Brás filma a sua primeira longa "Lura" com o apoio da Universidade Lusófona. A Direção de Fotografia ficou a cargo de Leandro Ferrão, também ele um Alumni mas da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. 

Maria João Freitas

Licenciada em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2012, desde então que já participou em vários projetos na SP Televisão e atualmente está na Shine Iberia Portugal, produtora de programas como o "The Voice Portugal" e "Achas que Sabes Dançar". Recentemente viu editada a sua primeira obra literária intitulada "Até Fugia Amor". Esta é uma compilação de poemas que chegou ao grande público através da Chiado Editora.

Nelson Silva

"Em 2008, fui convidado para entrar na London Film Academy onde concluí a minha formação em cinema. Trabalhei para a 20th Century Fox como Script Reader entre 2008 e 2009.

Em 2009 venci os prémios de Outstanding Short of the Year, Audience Award for Best Short e Best British Short Film Director, com a curta-metragem “Yael” (exibida no Over&Out de 2009). Em 2010 recebi uma menção especial no Short Film Corner no Festival de Cannes e fui nomeado para a categoria de Melhor Curta Metragem no Atlanta Jewish Film Festival, East End Film Festival, Krakow Film Festival, BFI London Film Festival e European Independent Film Festival.

Imediatamente fui convidado a dar aulas de Edição na London Film Academy e a coordenar o departamento de Pós-Produção da mesma. Editei e produzi vários videoclips, publicidade e curtas metragens. De 2011 a 2013 Produzi e Realizei institucionais e publicidade para a Apple Inc.

Desde 2013 que Produzi e Realizei vários Documentários para TV, exibidos na MTV US, History Channel, Biography Channel, Discovery Channel e com vendas internacionais. Vários filmes publicitários para clientes como Courvoisier, Lloyds, SeaWorld, Adidas, Kiko Milano, Unilever, etc. Vendi dois guiões de longa-metragem

para a Fox Searchlight (subsidiária da 20th Century Fox) e Paramount e dois formatos para séries de ficção de multi-plataformas para a BBC e Channel 4.

Recentemente decidi regressar a Lisboa para desenvolver projectos de ficção para o mercado global, com parceiros nacionais e internacionais.

Sou membro da DGGB (Directors Guild of Great Britain) e do BAFTA (British Academy of Film and Television Arts)."

O que o Nélson diz de nós:

"Exmo. Sr. Dr. Manuel José Damásio,

Continue a leitura

Nuno Casanovas

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2011, Nuno é ator desde os 6 anos mas é como Diretor de Fotografia que se vê no futuro. Atualmente está em Londres a tirar um mestrado em Cinematografia na MET Film School.

Paula Soares

Licenciada em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009, realizou a curta-metragem "Quando o Anjo e o Diabo Colaboram", exibida no "Over&Out 2009". Trabalha desde 2009 na produtora Até Ao Fim do Mundo como editora de imagem. Já participou na edição de vários programas e na autopromoção alguns canais de televisão. Atualmente, o seu trabalho centra-se mais no programa "Próximo Plano" do TVCine&Séries e em autopromoção para os canais TVSéries, Canal Hollywood, MOV e BLAST.

Pedro Costa

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2008, tendo sido o editor do curta-metragem “Hora Sagrada”. Projeto que já ganhou alguns prémios em festivais tais como o prémio AIP/Sony melhor Fotografia.

Ficou a trabalhar no Centro Produção Audiovisual e Multimedia da Universidade Lusófona. Além de realizar trabalhos fora da Universidade. Recentemente criou um projeto com um colega onde tem estado a fazer curtas, promos, videoclips, entre outros - a 2.35.

Pedro Ribeiro

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2008, trabalha desde então como operador de câmera e diretor de fotografia. Filma fição, documentário, comerciais e conteúdos online. Trabalhou para Sodastream, Whistl (TNT Post), SyFy UK, Samsung, Dove, Ugg Australia, Vitaminwater, Direct Line, The Guardian and Walker Books, entre outros. Foi video assist na série "24" e no filme "Exodus: Gods and Kings".

Pedro Suspiro

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia no ramo de Multimédia em 2008, Pedro Suspiro conquistou uma bolsa de mérito no ano letivo 2006/2007. O seu projeto de final de curso “Viewall” foi escolhido como melhor projeto desse ano. Tem uma vasta experiência em marketing digital, webdesign, edição de vídeo e trabalha atualmente em Londres na Pearson plc.

Rafael Antunes

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, realizou a curta-metragem "O Tenente" como curta final de licenciatura. No Mestrado em Estudos Cinematográficos realizou o projeto transmedia "Lápis Azul" que teve estreia em sala de cinema em 2013 no Cinema City Alvalade. Está a desenvolver o seu doutoramento em Ciências da Comunicação e trabalha desde 2001 na SIC.

Rita Saloio

Mestrado em Estudos Cinematográficos trabalha à 9 anos na Costa do Castelo Filmes como coordenadora de produção, em vários longa-metragens e documentários.

Mais recentemente abraçou um projecto do Nicolau Breyner, na NB Academia, uma escola de representação para atores.

Sérgio Dias

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009 no ramo de Multimédia, atualmente é Animador de Personagens na Sony Pictures Imageworks em Vancouver, Canadá.

"A minha paixão pela Arte nasceu comigo. Desde pequeno que sempre adorei desenhar, ver animação e filmes. Mais tarde aos 13 anos descobri o mundo do 3D e VFX com programas como o Discreet Combustion e Autodesk 3D Studio Max. Quanto mais aprendia sobre esta área mais o meu interesse crescia o que levou à minha decisão em frequentar a Licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em 2006.

Continue a leitura

Tiago Gil

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em 2009 no ramo de Multimédia, Tiago entrou para a Força Aérea em 2010. Desde então que trabalha no Sector de Design do Centro de Audiovisuais da Força Aérea como designer gráfico, designer de interfaces para plataformas multimédia, entre outras.

Tiago Leão

Licenciado em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia teve o seu filme, Noches de Espera em destaque no Festival Queer Lisboa 13. Em Competição para a Melhor Longa-Metragem, o filme relata as vivências de Aitana, Pierrick, Rita e Jorge, jovens de vinte e poucos anos que procuram tornar as suas noites, em Madrid, um pouco menos solitárias. Num ambiente de drogas, sexo, múltiplos parceiros e diferentes sexualidades, Noches de Espera segue as histórias individuais destes jovens, num dinâmico registo de câmara ao ombro.