Lusófona apoia concurso de BD

A Universidade Lusófona, através do Departamento de Cinema e Artes dos Media, apoia uma vez mais o concurso de BD Avenida Marginal. O vencedor recebe a isenção de propinas correspondente a um ano numa licenciatura ou mestrado no nosso departamento.

A quarta edição do Concurso Internacional de Banda Desenhada/ Histórias em Quadrinhos Avenida Marginal, organizada pela Associação Tentáculo, com o apoio da Universidade Lusófona, da NOS Açores e da Secretaria Regional da Educação e Cultura, chegou ao fim e a vencedora, anunciada no passado dia 16 de janeiro, chama-se Estrela Lourenço. 

Esta artista portuguesa, atualmente a residir na Irlanda, tirou um curso profissional na Etic e a licenciatura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Começou a trabalhar como freelancer (Ilha das Cores, Animanostra, Saari, Sardinha em Lata) e mais tarde como animadora no estúdio BoulderMedia, na Irlanda, em produções como o Amazing World of Gumball (Cartoon Network), Randy Cunninghan (Disney XD), Danger Mouse (BBC) e Wander Over Yander (Disney XD). Nesta última produção venceu um Prémio Annie, em 2016, para Best Animated TV/Broadcast Production For Children’s Audience pelo episódio The Breakfast, onde foi Supervisora de Animação. Neste momento está a trabalhar como Revisionista de Storyboard para produções dos Estúdios Hasbro.

Esta edição do Concurso Avenida Marginal foi um sucesso tanto pelo número de participantes como pela qualidade dos projetos apresentados: cento e noventa e sete participantes, de três continentes (Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal), concorreram com duzentos e noventa e sete trabalhos. Dos quase trezentos projetos de comics Estrela Lourenço venceu o primeiro prémio e oito estórias receberam menções honrosas.

O Projeto Avenida Marginal engloba três componentes essenciais: a organização de um concurso internacional de comics dirigido aos países lusófonos, trienal caracterizada como um concurso de ‘curtas metragens’ de BD em que os autores têm de sintetizar graficamente uma narrativa em apenas uma prancha; a componente editorial, que conta, até à data, com a publicação de dois fanzines de banda desenhada e Ilustração; e a terceira componente relacionada com a realização de exposições itinerantes e estratégias curatoriais, somando várias exposições em vários locais – Brasil (Curitiba) e Portugal (Beja, Horta, Lisboa, Odivelas, Oeiras).

O certame celebra este ano o seu décimo aniversário.

Websites:

http://estrelalourenco.tumblr.com

https://concursobdavenidamarginal.blogspot.com

Prancha vencedora

fotografia

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.