Lançamento Revista Propeller # 3

LANÇAMENTO 

PROPELLER #3 PROPAGANDA

20 Fevereiro 18:00 > 21:00 A Padaria do Povo

Coordenação / Coordination Sofia Silva

Conselho Editorial / Editorial Board Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim, Rodrigo Tavarela Peixoto, Valter Ventura

Apoio / Support Andreia Páscoa. 

Autores / Authors Andy Mattern, As Toupeiras, Borja Larrondo & Diego Sánchez, Brian Frank, Cameron Lamothe, Daniel Blaufuks, Diogo Simões, Discipula, Ignasi Abali, João Pina, João R. Ferreira, Laura Chen, Marcelo Brodsky, Margarida Gouveia, Mauro Restiffe, Nuno Perestrelo, Pete Brook, Peter Bohler, Sara & André, Teresa Flores, Tim Hussin, Rodrigo Tavarela Peixoto, Teresa Flores e Victor del Rio.

Por propaganda entende-se a associação e/ou manipulação de alguns aspectos da realidade, com a finalidade de promover ideias ou doutrinas. Não temos a intenção de sugerir que a fotografia contemporânea se presta a este serviço. Contudo, notamos que nas últimas décadas, particularmente no campo do documental, a fotografia tem revelado algumas tendências que evocam a mesma estratégia linguística e demagógica que sustenta a propaganda política, i.e., toda a manipulação de ideias com potencial impacto naquilo que se entende por “bem comum”.

Cada vez parece mais evidente que a arte contemporânea, no Ocidente, não só problematiza a realidade, como vê nesse questionamento uma temática (obrigatória e necessária). Este compromisso com o real levanta algumas questões, nomeadamente: Como é que a arte pode tratar a realidade e ao mesmo tempo manter-se autónoma das condições moralizantes de uma realidade partilhada? De que modo a subjetividade das narrativas criadas pelas obras de arte se emancipam da retórica institucionalizada pela cultura vigente?

Sofia Silva, excerto do Editorial

O número #3 da Propeller tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian 

ENTRADA LIVRE

A Padaria do Povo

R. Luís Derouet 20A

1350-135 Lisboa

 

Informações

helice@helice.pt / 967 209 639

www.helice.pt / https://propeller.pt/

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.