CONCURSO JOVENS REALIZADORES

Achas que tens as qualidades necessárias para assumires as funções de realizador?

Então, conta-nos a tua ideia. A UE está a oferecer a jovens realizadores, a oportunidade de realizarem a sua própria curta-metragem #EUandME. Os cinco vencedores (a nível europeu) receberão, cada um, um subsídio no valor de 7.500€, bem como a orientação de um importante realizador europeu que os ajudará a pôr em prática a sua ideia.

Formulário de candidatura aqui.

Mais informações aqui.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

O MENTAL – Festival da Saúde Mental tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a à discussão popular através do cinema, das artes e da informação.

Inspirado pela dinâmica, inovação e fantásticos resultados conseguidos pelo festival escocês SMHAFF – Scottish Mental Health Arts and Film Festival -, o primeiro Mental ocorreu de 9 a 12 de novembro de 2017, com documentários premiados pelo IFF –  International Film Festival 2017 – e filmes que abordaram as temáticas escolhidas:

Borderline, Prevenção, Alzheimer e Alcoolismo. Outra grande aposta que conheceu grande sucesso foram as M-Talks com convidados de renome nas várias áreas científicas e pedagógicas

e que estiveram presentes nas três salas escolhidas:

Cinema Amoreiras, Auditório da biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (ABMOR) e Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

 A primeira edição do MENTAL – Festival da Saúde Mental suscitou enorme interesse e apoio por parte de entidades de vários quadrantes que assim tornaram possível esta imensa aventura que começou com uma reunião em Edimburgo em Janeiro de 2017.

A edição de 2018 acontecerá em Lisboa e, pela primeira vez, será estendida ao Porto.

Os temas deste ano são Esquizofrenia, Suícidio, Ciberdependência e Prevenção.

Mais informação aqui.

Spot: https://www.youtube.com/watch?v=eR1tZjlrydY

  • Criado em .
  • Última atualização em .

O Family Film Project - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia, está de volta para a 7.ª edição de 15 a 20 de Outubro com sessões competitivas, masterclasses, eventos performativos e vídeo-instalações no Passos Manuel, Maus Hábitos e no Coliseu Ageas.

O Family Film Project  é um  festival internacional de cinema com o seu tradicional enfoque nas paisagens familiares e no cruzamento entre a intimidade e o olhar etnográfico, o festival organiza-se, uma vez mais, segundo três zonas temáticas: Vidas e Lugares (com enfoque no registo voyeurístico, biográfico ou documental de habitats e quotidianos), Memória e Arquivo (dedicada a olhares criativos a partir de testemunhos e found footage) e Ligações (centrada nas dinâmicas interpessoais e comunitárias). Como sempre, reserva-se também um espaço ao género da ficção, com uma seleção competitiva de curtas e longas metragens internacionais. 

Para além das sessões competitivas, Daniel Blaufuks será o artista convidado desta 7ª edição. Com uma obra visual versada sobre a relação entre o público e o privado, entre a memória coletiva e a memória individual, Blaufuks traz-nos uma seleção de quatro filmes experimentais que serão apresentados pelo autor nas duas últimas noites do festival: Sob Céus Estranhos (2002), The Absence (2009), Carpe Diem (2010) e Como Se (2014).

Os teóricos norte-americanos Bill Nichols, nome incontornável do pensamento contemporâneo sobre o cinema, com uma vasta obra que ajudou a estabelecer os estudos fílmicos como disciplina académica, e Paula Rabinowitz, socióloga e historiadora com particular enfoque no papel do cinema, fotografia e outros media na sedimentação dos modernismos americanos do século XX, vão orientar duas masterclasses no âmbito do festival. 

O Balleteatro apresentará também o livro Unframing Archives em parceria com o o grupo de investigação Estética, Política e Conhecimento do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, que reúne textos de Andrzej Marzec, Bill Nichols, Catarina Mourão, Deirdre Boyle, Éfren Cuevas, Fernanda Fragateiro, Filipe Martins e Miguel Leal, sobre o cruzamento entre o cinema, as artes e o arquivo.

Destaque ainda para a estreia no Porto da longa-metragem Marias da Sé, de Filipe Martins, um filme híbrido entre o documentário e a ficção, protagonizado pela comunidade local da Sé do Porto. 

No bar Maus Hábitos, terá lugar o ciclo de performances Private Collection, com nomes como Joana Craveiro, Jorge Gonçalves e Miguel Bonneville. Será também aí exibido em permanência, durante o período do festival, um conjunto de vídeo-instalações concebidas a partir de filmes selecionados.

Para mais informações por favor consulte: familyfilmproject.com.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Nos próximos dias 1, 2 e 3 de outubro Heritales - International Heritage Film Festival organiza o workshop “Patrimônio Cultural, Interfaces e Novas Mídias” em colaboração com o Estúdio CRUA do Brasil e em parceria com a Casa da América Latina em Lisboa.

O programa do workshop consta de:

1)      1 outubro:  workshop património e new media na Casa da América Latina (1ª sessão)

2)      2 outubro:  workshop património e new media na Casa da América Latina (2ª sessão)

3)      3 outubro:  palestra + filme/ projeto multimédia o Som do Sinos na Casa da América Latina.

O workshop (1 e 2 de outubro) tem um custo total de 25 euros (max 20 pessoas). A palestra com o filme (3 de outubro) é gratuita, mas com marcação previa de lugar.

Para quem estiver interessad@ é preciso fazer uma reserva enviando um mail a  info@heritales.org (quanto mais rápido possível, os lugares são limitados!). Após o email de reserva, @s interess@dos ao workshop receberão o NIB para transferência do valor de 25 euros e confirmação da inscrição.

Desde 2016 Heritales - International Heritage Film Festival tem vindo a organizar uma série de atividades culturais, entre as quais têm tido muito sucesso workshops, exibições e conversas com os autores...

Este ano (Ano Europeu do Património Cultural) o festival tem um formato itinerante com vários eventos ao longo do ano a acontecer em varias localidades europeias e internacionais. Podem ver no web site  e na pagina  facebook os eventos futuros.

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Prémio EMERGENTES 2018: Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem. As candidaturas já estão abertas e os candidatos escolhidos terão a oportunidade de apresentar o seu portfólio a um júri internacional alargado composto por comissários, galeristas e editores especializados. O fotógrafo com o portfólio favorito dos júris ganhará um prémio monetário de 5.000€ e a oportunidade de ter uma exposição a solo no festival em 2019. 

Todos os interessados em se candidatarem ao prémio EMERGENTES 2018 podem fazê-lo novamente através da plataforma Picter até ao dia 20 de Agosto de 2018.

Link para candidaturas - https://www.picter.com/encontrosdaimagem/emergentes-2018/

Press Kit - https://drive.google.com/open?id=1S-J2hi9UiJGWj5DauaJ2iF8FEZn4LZ5o

  • Criado em .
  • Última atualização em .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.