Evento com a artista Grace Ndiritu na Universidade Lusófona
Evento com a artista Grace Ndiritu retrata a evolução e transformação progressiva do mundo contemporâneo.
O ciclo de tertúlias “Great Artists on Campus”, promovido pelo Departamento de Cinema e Artes dos Media (DCAM), abriu as ações de acolhimento aos novos estudantes de cinema com uma apresentação da artista visual, cineasta e escritora britânico-queniana, vencedora do The Jarman Film Award em 2022 no Reino Unido, Grace Ndiritu, Trata-se do primeiro evento da programação 2024/2025 e decorreu no dia 9 de setembro, tendo como palco o Cinema Fernando Lopes, localizado na Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa. A artista apresentou dois dos seus projetos e partilhou com o público os motivos que a levaram a realizá-los.
No caso, “Black Beauty” retratando a ideia de emigração africana, alterações climáticas e como os seres humanos evoluíram ao longo dos anos. Já “Becoming Plant” é um convite à sociedade para discutir questões sociais e relacionais mais amplas, como ciência, espiritualidade, psiquiatria, e os problemas de depressão coletiva e trauma resultantes de viver na era do capitalismo tardio.
A artista, através da sua arte, expressa diferentes ideias sobre a visão do mundo através das lentes do pós-modernismo e do modernismo, enquanto apela a importância de uma reflexão profunda sobre o impacto que as mudanças causam nos seres humanos.
É importante lembrar que o Great Arts on Campus acontece durante todo o ano, com uma programação diversa, formada por artistas centrais da arte contemporânea portuguesa.