Realizadora de filme “O Jovem Xamã” à conversa com alunos do DCAM e DCC
Dulmaa Purev-Ochir esteve presente na sessão especial de exibição da sua primeira longa-metragem, que decorreu a 4 de Dezembro na Sala Fernando Lopes. Este evento especial foi destinado a alunos, docentes e outros funcionários da Lusófona, sobretudo dos departamentos de Cinema e Artes dos Media e de Ciências da Comunicação. No final, a realizadora respondeu a diversas perguntas do público presente nesta sessão, parte dos quais alunos do mestrado Kino Eyes - curso que a jovem realizadora frequentou e que a trouxe até à Lusofona e a Portugal.
O Jovem Xamã estreou nas salas de cinema em Portugal a 14 de Novembro 2024. Antes, este filme foi exibido e premiado em diversos festivais de cinema, com destaque para o Venice International Film Festival Orizzonti 2023 (Orizzonti Award for Best Actor - Tergel Bold-Erdene), Pingyao International Film Festival Crouching Tigers 2023 (Best Director Award) e Osaka Asian International Film Festival 2024 (Best Film).
Lkhagvadulam (Dulmaa) Purev-Ochir é uma realizadora e argumentista da Mongólia, nascida em 1989. A sua curta-metragem Mountain Cat fez parte da Seleção Oficial de Cannes 2020 e a sua última curta-metragem Snow in September ganhou o Leão de Ouro (Orizzonti) do Festival de Veneza e prémio de melhor curta-metragem no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Actualmente, Dulmaa Purev-Ochir é docente de Guionismo na Universidade Lusófona e, ainda, estudante do doutoramento em Artes dos Media, para além de estar a finalizar mais uma curta-metragem e a fazer pesquisa para novos projectos cinematográficos.