Noite dos Investigadores
No dia 26 de setembro de 2025, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), a Universidade Lusófona esteve representada por vários centros e serviços na Noite Europeia dos Investigadores, integrada na iniciativa com o tema “Ciência para os Desafios Globais”. Ao longo do dia, o HEI-Lab, o Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC), o CIDEFES/FEFD e o CBIOS partilharam com o público demonstrações e atividades interativas que aproximaram a comunidade do trabalho de investigação desenvolvido na ULusófona.
O stand do HEI-Lab e da Licenciatura e Mestrado em Videojogos atraiu 189 visitantes com demonstrações de realidade virtual e serious games, como a plataforma Systemic Lisbon Battery (SLB) e os jogos EPIC-WE, servindo de montra para metodologias de investigação em tecnologias aplicadas à saúde e à cultura.
O SPIC dinamizou atividades sobre saúde mental e burnout, incluindo a experiência “A Química do Burnout” e o jogo “A Roda do Burnout”. Paralelamente, o CIDEFES-FEFD promoveu a ciência do movimento, com atividades como a app Move4fun. O CBIOS apresentou inovações em saúde, nutrição e tecnologia biomédica. O evento no Pavilhão do Conhecimento recebeu mais de 2.300 visitantes.
A participação da Universidade Lusófona reforçou a ligação entre investigadores e a sociedade, dando visibilidade aos projetos desenvolvidos e promovendo a literacia científica de forma lúdica e inclusiva. Agradecemos a todos os participantes.
O FilmEU – European University aproveitou a iniciativa para divulgar o trabalho desenvolvido pela aliança europeia, promovendo a sua oferta formativa conjunta, oportunidades de mobilidade e programas de joint degrees nas áreas do cinema e das artes dos media.