Universidade Lusófona Apresenta Jogos Criados por Estudantes de 19 Países no FOLIO Óbidos

Game Jam Internacional "PLAYing the Frontier" Explora Conceito de Fronteiras Através de Videojogos e um Jogo de Tabuleiro
ÓBIDOS, 15 de outubro de 2025 – A Universidade Lusófona apresentou hoje os resultados da Game Jam "PLAYing the Frontier", uma iniciativa que reuniu jovens criadores de 19 nacionalidades na Praça da Criatividade de Óbidos. Os jogos desenvolvidos em grupos durante 48 horas intensivas foram apresentados hoje no FOLIO – o maior festival literário de Portugal, que nesta edição "Fronteiras" de 2025 conta com a presença de 3 Prémios Nobel de Literatura.
A sessão "Playing the Frontier", realizada hoje às 18h00 no Museu Abílio de Mattos e Silva, em Óbidos, contou com a organização e participação de Wilson Almeida, Alexander Gerner, Diogo Andrade, Filipe Luz da Universidade Lusófona, e dos estudantes do Mestrado REPLAY, Ali Nurievi e Maria Romeiro, que apresentaram as criações desenvolvidas sob o tema "Playing the Frontier".
Impacto Internacional da Lusófona
Esta iniciativa demonstra o alcance internacional da Universidade Lusófona através do programa REPLAY – Mestrado Erasmus Mundus por que une três instituições europeias de referência: Universidade Lusófona (Portugal), LUCA School of Arts (Bélgica) e Aalto University (Finlândia).
A parceria com a Câmara Municipal de Óbidos reforça a estratégia de dinamização territorial através dos jogos digitais e analógicos, posicionando Portugal no mapa da produção criativa europeia e consolidando a segunda edição desta iniciativa internacional.
Artigo completo no sítio oficial da cidade de Óbidos.