Exposição Panorama do Congo
A exposição "Panorama do Congo: Desenrolar o Passado com a Realidade Virtual” (CONGO VR, FilmEU RIT ) foi inaugurada a 24 de fevereiro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. A cerimónia de abertura foi dirigida por Marta Lourenço, diretora do museu, de Manuel José Damásio, coordenador do FilmEU e dos curadores da exposição, Ana David Mendes, Leen Engelen, Linda King e Victor Flores.
A exposição começa por imergir o visitante numa floresta de sombras do Congo para, de seguida, o levar a uma instalação com a reprodução fotográfica do Panorama do Congo de Alfred Bastien e Paul Mathieu (1913) e uma sonografia crítica ao carácter propagandístico desta imagem. Num segundo momento, a exposição propõe uma reinterpretação desta pintura monumental (1610 m2) através da Realidade Virtual, integrando obras dos artistas congoleses Deogracias Kihalu, Castelie Yalombo, Eleonor Hellio and Michel Ekeba (Kongo Astronauts), Hadassa Ngamba e Lukah Katangila. A visita termina com a projeção de um pequeno documentário realizado por Érica Rodrigues sobre as questões decoloniais suscitadas por este projecto de investigação.
A exposição pode ser visitada até ao dia 16 de junho, de terça a domingo, das 10h às 17h. Aos domingos, a entrada é gratuita das 10h às 13h.
- Created on .
- Last updated on .