Filme de finalistas de Animação vence prémio

“O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” vence 1º prémio (ex-aequo) de curtas científicas no concurso internacional Ciencia en Acción 2020 – Modalidade Materiais Didácticos de Ciência, Trabalhos de Divulgação Científica e Curtas Científicas. Este foi um concurso internacional dirigido a estudantes, professores, investigadores e divulgadores da comunidade científica.

O filme foi realizado pelas finalistas da Licenciatura de Animação Digital Inês Carrilho e Maria Vieira, durante o seu estágio curricular sob a orientação do Docente Carlos Almeida. 

A curta metragem “O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” foi criada em 2018. Este filme de animação digital reflete a feliz fusão entre o cinema e a ciência. Conta a história de um cão com cerca de 7.600 anos. O mais antigo esqueleto quase completo de que há registo na Península Ibérica. O seu esqueleto foi encontrado por arqueólogos no final do século XIX em Muge, Portugal. Mais recentemente foi alvo de um estudo detalhado com as mais avançadas tecnologias ao dispor: de datação por radiocarbono, de análise de isótopos, de genómica e de imagiologia, que permitiram a interpretação da sua vida e morte. Esta é uma história de zooarqueologia. "O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” é um filme de divulgação científica que combina criatividade e beleza. 

Este filme já tinha sido distinguido anteriormente e tem a chancela UNESCO- CUISC (Clube UNESCO Som e Criatividade integrado no Departamento de Cinema da ECATI-Escola de Comunicação Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) 

Pode ser revisto aqui e está ainda legendado em inglês, francês e castelhano

Autores: Ana Elisabete Pires, Cleia Detry, Catarina Ginja, Inês Carrilho, Maria Vieira, Joana Manarte e Ricardo Matos.

Entidades envolvidas

  • Museu Geológico de Lisboa
  • Laboratório de Arqueociências, Direcção Geral do Património Cultural
  • Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
  • Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (CIBIO/InBIO) da Universidade do Porto – grupo ArchGen
  • Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP – Unidade de Biotecnologia e Recursos Genéticos
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias: Faculdade de Medicina Veterinária e Escola de Comunicação Arquitectura, Artes e Tecnologias de Informação
  • Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.